Farroupilha perde por 1 a 0 para o Riograndense e está eliminado

Terceirona Gaúcha

Farroupilha perde por 1 a 0 para o Riograndense e está eliminado

Guri Teimoso lidera a chave e segue na busca pelo acesso; São Paulo também avança às semifinais

Por

Atualizado sábado,
26 de Outubro de 2024 às 22:21

Farroupilha perde por 1 a 0 para o Riograndense e está eliminado
Tricolor somou 11 pontos em campo, mas punição de oito pontos no TJD causou a queda (Foto: Aline Klug)

A não ser que uma reviravolta em âmbito judicial mude o cenário, o Farroupilha encerrou neste sábado (26) sua temporada. O Fantasma perdeu por 1 a 0 para o Riograndense, no Bento Freitas, pela sexta e última rodada da primeira fase da Terceirona Gaúcha. O Tricolor do Fragata ficou na lanterna do grupo e não irá aos mata-matas pelo terceiro ano seguido.

Com oito pontos retirados no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) em dois julgamentos por escalação irregular, o Farrapo somou 11 em campo, mas terminou com apenas três na prática. Líder da chave, o Riograndense avançou às semifinais assim como o São Paulo, que em duelo paralelo bateu o Rio Grande por 2 a 1.

Guri Teimoso e Leão do Parque são os classificados do grupo da Zona Sul pela segunda temporada consecutiva da Terceirona – ano passado, a chave na primeira fase foi a mesma. Para conseguirem o acesso à Série A-2 de 2025, o Escarlate e o Rubro-Verde precisarão superar respectivamente Real de Tramandaí e Gramadense.

Conforme o advogado de defesa do Farroupilha nos casos que causaram a dedução da pontuação, Alexandre Borba, o clube irá à segunda instância (Pleno do TJD) em um dos processos e à terceira instância (Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD) no outro. As irregularidades aconteceram nas duas rodadas de abertura da Terceirona. Uma liminar concedida neste sábado garante que a classificação do grupo só será homologada após o julgamento do próximo recurso.

Terceirona Gaúcha
Semifinais

Gramadense x São Paulo
Riograndense x Real

Jogos de ida e volta. Quem avançar à final sobe para a Série A-2 de 2025.

Primeira fase
6ª rodada

Sábado

Grupo A

Guarani-VA 4 x 1 Gramadense
Apafut 0 x 1 Real

Grupo B

Farroupilha 0 x 1 Riograndense
Rio Grande 1 x 2 São Paulo

Chances desperdiçadas

Ao longo do primeiro tempo só deu Farroupilha. O time do Fragata comandou o jogo e criou três chances claríssimas, todas em lances aéreos. Aos 29 minutos, Jean Roberto cobrou falta e Thiago Henrique desviou para fora. Em seguida, em novo levantamento do camisa 17, João Marcos cabeceou no canto. O goleiro Guilherme se esticou e evitou o gol.

A melhor ocasião do Fantasma surgiu aos 43 minutos, quando Jean Roberto apareceu livre na pequena área e cabeceou após cruzamento de Thiago Henrique. A bola passou muito perto da trave direita. No clássico Rio-Rita, o placar parcial no intervalo também era de 0 a 0, ou seja, o São Paulo ia confirmando a segunda posição do grupo.

Mudança ofensiva

Apesar das chances criadas, o técnico Rodrigo Bandeira mexeu no Tricolor para deixar o time ainda mais ofensivo na etapa final. Saiu o volante Chaves e entrou o atacante João Victor, desfazendo o tripé de meio-campistas. Logo nos primeiros minutos, porém, o Rio Grande abriu o placar com Léo Salles na partida paralela, o que ia eliminando o Farroupilha.

Mesmo dependendo de uma reversão no placar do outro jogo para ter possibilidade de avançar na competição, o Fantasma seguia tentando fazer sua parte. O goleiro Guilherme evitou gol de João Victor aos 14 minutos e, no lance seguinte, Léo evitou em cima da linha o que seria gol de Jean Roberto, novamente de cabeça.

Reviravolta em RG

Enquanto isso, em Rio Grande, o São Paulo empatou o clássico Rio-Rita com gol de Carlinhos. O cenário voltava a ser o mesmo do início da partida no Bento Freitas: bastava um gol ao Fantasma para a classificação. Rodrigo Bandeira colocou o centroavante João Pedro Paz na vaga do ponta Endryl Felipe para o quarto final do confronto.

Mas Paz, na primeira ocasião, perdeu uma oportunidade claríssima após levantamento de Otávio. Sozinho na pequena área, o camisa 19 cabeceou para fora. Paralelamente, Helamã virou a partida para o São Paulo no Torquato Pontes sobre o Rio Grande, voltando a deixar o Farrapo sem chances.

Contra-ataque no fim

Mesmo que uma vitória não classificasse o Tricolor diante do cenário, a equipe seguia pressionando. Foram várias ocasiões desperdiçadas. Aproveitando a defesa do Farrapo aberta, o Riograndense acertou contra-ataque aos 43 minutos e Wendel Duarte marcou o gol da vitória depois de driblar o goleiro Arthur Moura.

Ficha técnica

Farroupilha (0): Arthur Moura; Thiago Henrique, Saulo, Gabriel Dyghaná e Otávio; Chaves (João Victor, intervalo), João Marcos (Tailer, 31’ 2T) e Alan Gonçalves; Endryl Felipe (João Pedro Paz, 15’ 2T), Wendell e Jean Roberto. Técnico: Rodrigo Bandeira.

Riograndense (1): Guilherme; Léo, João Storch, Caio e Matheus; Ben Hur, Nicolas Louzada (Tiago, 26’ 2T), Jefferson Rosa (Igor, 16’ 2T), Hiago (Lucas Rodrigues, 26’ 2T) e Bruno Sammario (Arthur, 29’ 2T); Wendel Duarte. Técnico: Cristiano Dias.

Gol: Wendel Duarte, aos 43′ 2T.

Cartões amarelos: Otávio e Alan Gonçalves (F).

Árbitro: Lucas Guimarães Horn.

Local: Bento Freitas.

Acompanhe
nossas
redes sociais