Pleno do TJD mantém punição ao Farroupilha por suposta escalação irregular
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira4 de Novembro de 2024

Terceirona Gaúcha

Pleno do TJD mantém punição ao Farroupilha por suposta escalação irregular

Farrapo voltou ao tribunal nesta quinta-feira tentando recuperar quatro pontos perdidos em primeiro julgamento

Por

Atualizado quinta-feira,
24 de Outubro de 2024 às 18:56

Pleno do TJD mantém punição ao Farroupilha por suposta escalação irregular
No confronto do segundo turno o Farrapo venceu o SP por 2 a 1 em pleno Aldo Dapuzzo (Foto: Ederson Ávila)

O Grêmio Atlético Farroupilha segue na última colocação do grupo da Terceirona Gaúcha com apenas três pontos. Nesta quinta-feira (24), o clube tentou reverter a perda de quatro pontos em recurso no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS), mas voltou a ser derrotado, sendo mantida a pena por suposta escalação irregular de jogador na partida do dia 29 de setembro contra o São Paulo de Rio Grande, pela segunda rodada.

No primeiro julgamento o placar foi 3 a 2 contra o Farrapo, mas no recurso a decisão foi definida de forma unânime pelos auditores. Representando o Tricolor mais uma vez, o advogado Alexandre Borba disse ao A Hora do Sul que o Farroupilha irá recorrer no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD).

O Fantasma estava incurso no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Esse trecho da legislação nacional é citado no artigo 23º do regulamento específico da Terceirona. De acordo com o documento da FGF, podem ser relacionados para uma mesma partida da competição no máximo três atletas que entraram em campo por alguma divisão de elite de qualquer campeonato estadual do país em 2024.

No caso, o Tricolor do Fragata entrou em campo com cinco atletas considerados “fichas de série A”, violando o regulamento. Os jogadores foram Saulo, Otávio, Elias Ceará, Jean Roberto e Vinicius Lima. Desde a terceira rodada o treinador Rodrigo Bandeira vem relacionando apenas três dos cinco.

Borba tentou argumentar que era uma questão subjetiva e interpretativa, fazendo críticas a forma que o regulamento foi redigido. Porém não conseguiu convencer os auditores presentes na sessão do TJD-RS.

Segunda condenação

O Farroupilha perdeu mais quatro pontos na Terceirona Gaúcha nesta quarta-feira (23) também por suposta escalação irregular. Por quatro votos a um, a segunda comissão disciplinar do TJD condenou o clube, enquadrado também no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O caso foi denunciado pela irregularidade na primeira rodada, contra o Riograndense.

Agenda | Terceirona Gaúcha

6ª rodada

Grupo B

Sábado
15h | Farroupilha x Riograndense
Rio Grande x São Paulo

Acompanhe
nossas
redes sociais