Dez dias é o tempo que o Brasil tem entre seu último jogo e o próximo. Um período raro inédito não apenas para o Xavante nesta temporada, mas também para o técnico Laécio Aquino, contratado em meio a uma série de partidas da Série D e da Copa Carlos Caetano Verri.
O confronto contra o Santa Cruz, pela semifinal, é neste sábado (27), às 15h, nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. Além da necessidade do resultado para chegar em situação favorável no duelo de volta, no Bento Freitas, o Rubro-Negro também quer aproveitar a oportunidade para mostrar um desempenho melhor.
“Todo técnico quer tempo para poder trabalhar e ajustar sua equipe, e Laécio Aquino tem essa oportunidade para aprimorar e mudar o time do Brasil para os confrontos contra o Santa Cruz. O Brasil vem piorando a cada jogo e o último confronto, contra o Guarany, mostrou que o esquema com três zagueiros, ainda mais com zagueiros improvisados, precisa de ajustes”, avalia o narrador da Rádio Pelotense 99,5 FM, Marcelo Prestes.
“Esse período traz dois benefícios. Primeiro, tempo para o Laécio Aquino treinar, situação que não encontrou antes em função do calendário. O segundo ponto é conscientizar os jogadores de que o fracasso na Série D ficou para trás, e que a Copa do Mundo para o Brasil é a Copa da Federação Gaúcha de Futebol”, opina o comentarista da Pelotense, Caldenei Gomes.
Mesmo com os compromissos em sequência, o treinador mudou o estilo de jogo do Xavante desde a chegada. Nas cinco partidas, escalou um esquema tático com três zagueiros e dois alas, optando ainda por uma dupla de atacantes. Laécio transformou Otávio em zagueiro e fixou Thiago Henrique na posição – este último já havia sido utilizado por Gilson Maciel no miolo da linha defensiva.
“Sem ter novas peças, vai ter que aparecer o trabalho do treinador. Primeiro, precisa de uma estratégia definida para os dois próximos jogos. A torcida quer saber de resultado, embora o desempenho seja importante para dar continuidade no trabalho para a Série A-2, que é vista como verdadeira Copa do Mundo para o Brasil”, completa Marcelo Prestes.
“O tempo também poderia ter sido aproveitado, mas isso não aconteceu na prática, no sentido de promover a reformulação necessária no elenco para a Divisão de Acesso. Pouca coisa foi feita, a não ser a saída do Zamora e a provável chegada do Rafael Dumas”, diz Caldenei, a respeito do início do processo de alterações no grupo.
O campeão da Copinha garante vaga na Série D do Brasileirão de 2027, enquanto o vice vai disputar a Copa Sul-Sudeste.
Láecio Aquino no Brasil
- 26 de maio – anúncio
- 28 de maio – apresentação
- 31 de maio – Brasil 1 x 2 Blumenau
- 4 de junho – Bagé 1 x 1 Brasil
- 7 de junho – Azuriz 1 x 1 Brasil
- 10 de junho – Brasil 4 x 0 Farroupilha
- 17 de junho – Guarany 3 x 3 Brasil
Copa FGF
Semifinais
Jogos de ida
Sábado (27)
15h | Santa Cruz x Brasil
Domingo (28)
15h | Bagé x Gramadense
