Crescimento rápido marca empresas instaladas no Una Makers

Parque Una

Crescimento rápido marca empresas instaladas no Una Makers

Parque também se torna opção para novos negócios e empresas já consolidadas na área da tecnologia

Por

Crescimento rápido marca empresas instaladas no Una Makers
(Foto: Jô Folha)

A partir de uma proposta de planejamento urbano com foco em conexões, oportunidades e qualidade de vida e de trabalho, o hub de inovação existente no Parque Una vem ganhando cada vez mais adeptos. Assim como negócios em estágio inicial, grandes empresas com base tecnológica têm optado pelo local, como é o caso da Atlas, do Melhor Envio e da Cluster.

Com um crescimento de 550% nos últimos dois anos e meio, a Atlas, empresa de tecnologia, atua atualmente em diferentes partes do mundo, mas mantém sua base em Pelotas. “O crescimento começou na metade da pandemia, momento em que também optamos pelo modelo remoto. No início, foi uma virada forçada pelas condições de saúde, mas permanecemos assim por fazer mais sentido para um negócio de tecnologia”, conta o gerente de desenvolvimento da Atlas, Felipe Gonçalves.

Também presente no Parque, a Cluster buscou inspiração, ainda em 2018, em empresas como Google e Facebook para entender melhor as dinâmicas dessas organizações e trazer um modelo semelhante para Pelotas. Com um conceito baseado em conexão, criação e trocas dentro de um ecossistema próprio, a empresa hoje atende clientes em todo o Brasil. “Temos times trabalhando em diversas partes do país, mas sempre manteremos nossa sede em Pelotas”, afirma o CEO da Cluster, Bruno Barcellos.

Tanto na área de tecnologia quanto na de comunicação, Pelotas é reconhecida como referência e celeiro de novos talentos. Quatro grandes universidades na região, além de um instituto federal, têm contribuído para a consolidação do município como um polo criativo e tecnológico.

Além do hub do Una, o Pelotas Parque Tecnológico, o Parque Científico e Tecnológico da Furg, incubadoras, startups e agências criativas são responsáveis por disseminar a cultura empreendedora e tecnológica na região. “Esse cenário é responsável pela formação de mão de obra qualificada, além de ser uma cidade com bom custo de vida e mobilidade urbana facilitada, especialmente dentro do Una”, avalia Barcellos.

Interface entre mercado e academia

Pelotas, assim como Rio Grande, também se destaca como local inovador. O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) e a plataforma online Atlas da Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), destacam como a pesquisa realizada nas universidades contribui para a qualificação da indústria e do setor empresarial.

Essa interface no desenvolvimento de novos produtos e negócios tem sido responsável por criar empresas de base tecnológica com alto valor de mercado. Em 2020, por exemplo, o Melhor Envio, hoje com sede no Parque Una, foi adquirido por R$ 83 milhões pela Locaweb. Antes disso, teve passagens pela incubadora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e pelo Parque Tecnológico.

Da nova safra, destacam-se nomes como a Augen – Engenharia e Inovação, voltada à digitalização dos processos de tratamento de água; TerraMares e AlgaSul, na área de biotecnologia com microalgas, em Rio Grande; e, em Pelotas, a Fácil Consulta, plataforma parceira de médicos especialistas, e a Aggrandize, focada em infraestrutura e domínio de novas tecnologias. Todas nasceram a partir da relação com as universidades locais.

Opção pelo parque

Segundo o gerente de desenvolvimento da Atlas, esse cenário reforça a importância de permanecer em Pelotas e manter a sede da empresa dentro do hub de inovação do Parque Una. “O Una é uma parte da cidade que respira inovação, proporciona contato com outras empresas, inclusive dentro do mesmo prédio em que estamos. Acreditamos que o ambiente em que estamos inseridos influencia nossa visão de futuro”, justifica Gonçalves.

Para Barcellos, clientes de outros mercados costumam avaliar a estrutura da empresa prestadora do serviço. Por isso, à época, a Cluster optou por fazer esse investimento. “Hoje, o espaço físico funciona mais como um conceito de reunir o time e trocar ideias do que propriamente como centro de operações, já que atuamos em formato híbrido, com equipes espalhadas pelo país.”

Barcellos lembra que, na época da decisão pelo Una Makers, a proposta do parque tinha sinergia com o modelo que estava sendo desenvolvido pela Cluster. “Já colhemos muitos frutos por estarmos no Parque Una, mas acredito que a troca entre as empresas residentes do Una Makers poderia ser maior.”

Da mesma forma, Gonçalves ressalta que a empresa optou pelo Una e por Pelotas por ser a cidade onde a Atlas nasceu, além do número de colaboradores locais — cerca de 120 pessoas. “Ainda contratamos muitos profissionais daqui. Ao todo, temos 400 colaboradores, mas o epicentro da Atlas continua sendo Pelotas”, afirma.

Oportunidades de melhoria

Apesar de ser considerado um hub robusto pela relevância das empresas que abriga, ainda há espaço para melhorias, segundo Barcellos e Gonçalves. Aumentar o contato entre as empresas do Una Makers seria uma dessas possibilidades. “Talvez promover um comitê para envolver mais a sociedade. Convidar a população para conhecer as empresas existentes no Una Makers seria uma boa alternativa.”

Opinião compartilhada pelo gerente da Atlas, que reconhece o amadurecimento do ecossistema em Pelotas, mas acredita que ainda há um caminho a ser percorrido para a unificação das iniciativas. “Estamos trabalhando nos grupos de inovação dos quais participamos para que exista maior centralização e troca”, avalia. O evento Sou Web Pel é um exemplo de iniciativa que reúne especialistas da área, assim como outros promovidos pela própria Atlas com foco em tecnologia e inovação.

“Esse é o melhor caminho para o crescimento. Quanto mais estamos inseridos em um mesmo ecossistema, todos se beneficiam, pois há um amadurecimento coletivo das pessoas que dele fazem parte”, conclui Gonçalves.

Expansão

Com planos de crescimento, tanto a Cluster quanto a Atlas permanecerão no Parque Una. Dentre as novidades previstas, a Cluster pretende lançar, a partir do segundo semestre, um espaço voltado à educação de mercado, aproveitando a estrutura que já possui no Una. “Com isso, esperamos qualificar mais o mercado regional, com foco na atração de novos clientes em Pelotas.”

Já a Atlas pretende seguir expandindo sua atuação internacional. A empresa chegou recentemente ao mercado inglês e planeja continuar investindo nessa frente. “O plano para os próximos dois anos é continuar trazendo pessoas experientes para a empresa, mas também desenvolver os talentos que já estão aqui”, finaliza Gonçalves.

Acompanhe
nossas
redes sociais