A Malgi iniciou na manhã desta quinta-feira (28) a viagem para Angola, na África. A equipe pelotense de futsal feminino disputará a partir do domingo o 11º Torneio Amizade Futsal (TAF). A chegada está prevista apenas para a tarde de sábado. A delegação irá até São Paulo de ônibus. Depois partem rumo a Luanda, capital de Angola, para finalizar o trajeto com cerca de seis horas de viagem de ônibus até Benguela, cidade-sede da competição.
A participação do projeto pelotense no TAF surgiu por indicação da Liga de Futsal Feminino. A estreia será contra a atual campeã 4 de Junho, de Huambo. No dia 3, a Malgi encara a Seleção de Huíla, e dois dias depois encerra a primeira fase contra a Chapesseca, equipe também de Huambo. Os dois primeiros de cada chave avançam de fase. As semifinais acontecem no dia 6 e a final no dia 7.
A Malgi disputará a competição com dez atletas: Karina, Ana Campra, Quintero, Dani, Duda Artifon, Dudinha, Fer, Gio, Ju e Kau. A comissão técnica será formada pelo técnico Maurício Giusti, o preparador físico, Ari Farias, e Ravena Antunez como fisioterapeuta.
As despesas serão em grande parte bancadas pela própria organização do torneio. Já o deslocamento até São Paulo, tanto de ida como de volta, será pago com recursos da própria Malgi. O projeto pelotense de futsal conta com recursos do ProEsporte Pelotas e apoio da prefeitura de Pelotas.
Quando retornar da África, o time pelotense terá ainda a decisão da Série Ouro, provavelmente contra a Celemaster.
“Ganho de vida”
Maurício Giusti comemora a oportunidade da Malgi participar de uma competição internacional de alto nível. O treinador destaca a importância para a carreira dele e de cada atleta.
“Jogar uma competição internacional qualificada como essa é sem preço. É um ganho competitivo, esportivo, cultural, um ganho de vida, experiência. A gente vai levar para o resto da vida. Para algumas atletas talvez seja o ápice. Eu disse para elas aproveitem ao máximo”, afirma o treinador.
Com elenco reduzido e enfrentando adversárias desconhecidas, Giusti ressalta a importância de rodar o elenco. “A gente tem que ir com as dez jogadoras, fazer o melhor que a gente puder e ir dosando ao máximo, até para não estourar ninguém”, complementa.
Elenco da Malgi em Angola
* Karina
* Ana Campra
* Quintero
* Dani
* Duda Artifon
* Dudinha
* Fer
* Gio
* Ju
* Kau
Comissão técnica
• Técnico: Maurício Giusti
• Preparador físico: Ari Farias
• Fisioterapeuta: Ravena Antunez
Agenda
1ª rodada -Domingo (1°)
Malgi x 4 de Junho
2ª rodada – Terça-feira (3)
Malgi x Seleção de Huíla
3ª rodada – Quinta-feira (5)
Malgi x Chapesseca