O modelo de comunicação tridimensional criado pela startup Euvatar é uma das atrações da 98ª Expofeira de Pelotas. A personagem Terra Campos, que usa a inteligência artificial tridimensional para se comunicar com os visitantes, pode ser acessada através de um totem, localizado na entrada do pavilhão de remates, assim como via whatsapp, através de leitura de QR Code.
De acordo com Flávia Peres, fundadora da Euvatar, para dar vida ao modelo foi escolhida uma mulher para representar a força feminina do agro, assim como quebrar as barreiras entre o campo e a cidade. “A Terra consegue responder de perguntas mais simples, como a programação da feira, a análise mais complexas, sobre emissão de carbono, por exemplo”, informa.
Para o produtor rural, a personagem, além de promover a aproximação da tecnologia, pode ser uma forma de acessar informações complexas de uma forma mais acessível, visto que a IA consegue cruzar e interpretar inúmeros dados praticamente em tempo real. O visitante que passar pela feira até domingo pode conversar com a personagem, considerada a primeira IA tridimensional do agronegócio brasileiro.