Neste domingo (23), o Rotary International completa 120 anos de uma jornada marcada por dedicação, serviço e impacto global. Fundado em 1905 por Paul Harris e três amigos em Chicago, o Rotary nasceu com o propósito de unir profissionais em torno do ideal de servir e promover o bem-estar das comunidades.
Ao longo do tempo, a iniciativa cresceu e se tornou uma das maiores organizações humanitárias do mundo, reunindo milhões de voluntários comprometidos com um futuro mais justo, solidário e sustentável.
Atualmente, o Distrito 4680, que recebeu essa numeração em 1991, abrange a porção leste-sul do Estado. Esse distrito conta com 54 clubes atuantes, totalizando 1.070 associados representativos e 127 associados honorários.
Com um impacto positivo tanto em nível internacional quanto local, os clubes continuam a promover iniciativas e projetos em prol da comunidade. Os clubes chegaram a Pelotas em 24 de novembro de 1928, e em Rio Grande, em 1º de dezembro. Naquela época, os clubes brasileiros, uruguaios e argentinos pertenciam ao distrito 63.
Eduardo Carreira é Imagem Pública do Rotary Club de Pelotas Suleste, e também foi presidente por duas gestões, em 2020 e 2023. Em alusão aos 120 anos da organização, ele manifesta orgulho pelo que já foi feito e pela importância das atividades para a sociedade.
Além disso, destaca como a internacionalidade do Rotary permite o recebimento de doações dos mais variados clubes do mundo, bem como a atuação em conjunto com os outros clubes e distritos internacionalmente.
Um dos núcleos do Rotary é o Rotaract, um núcleo mais jovem, formado por pessoas de 18 a 30 anos, com uma proposta semelhante. A integrante do Rotaract Club de Pelotas Norte, Luísa Macedo, destaca o apoio que o grupo recebe dos clubes Rotary da cidade.
Ela explica que a família rotária em Pelotas é grande, e o Rotaract não seria o que é hoje sem essa colaboração, com papel fundamental na viabilização dos projetos.
Rotarys em Pelotas
• 7 Rotary Clubs
• 2 Rotaracts
• 2 Interacts
• 1 RotaKids