Provedoria inaugurava obras na Santa Casa de Caridade de Jaguarão

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Provedoria inaugurava obras na Santa Casa de Caridade de Jaguarão

Por

Há 110 anos

A provedoria da Santa Casa de Caridade de Jaguarão inaugurou algumas melhorias, como campainhas e água em todo prédio, além de esgotos, anunciou o provedor capitão Arnaldo Passos Franco, em 1914. O ato contou com as apresentações musicais da Orquestra Operária Jaguarense e da banda do 12º Regimento.

Para o evento, foram armadas a árvore de Natal e o presépio. Os convidados, que puderam fazer uma visita ao hospital, participaram da missa, na capela. Após o ato religioso foram distribuídos presentes aos enfermos e brinquedos para as crianças, produtos oriundos das doações de Natal.

Do século 19

Com 162 anos, a Santa Casa de Jaguarão foi fundada em 15 de maio de 1862, como uma pequena entidade com o objetivo de prestar serviço à comunidade local, especialmente aos pobres. Hoje o hospital atende, além do município, a micro região do Sul do Estado, limítrofe com o Uruguai, prestando também serviços à população do país vizinho. A população alvo é de aproximadamente 85 mil habitantes. Único hospital do município, realiza através do Sistema Único de Saúde (SUS) mais de 80% do seu atendimento.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; prefeitura de Jaguarão

Há 100 anos

Ba-ta-clan, o café mais badalado de Pelotas

 

Ponto de reunião da elite pelotense, o Ba-ta-clan era uma mistura de cafeteria, bar e restaurante, conhecido também pelos espetáculos musicais que apresentava. O empreendimento ainda tinha concertos com sua própria jazz band todos os fins de tarde, além das reuniões dançantes. Ficava na rua Andrade Neves, 662, e era muito popular na comunidade.
Fonte: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 64 anos

Miss Brasil Gina MacPherson visita Pelotas

A Miss Brasil 1960, Gina MacPherson, foi recepcionada na prefeitura pelo prefeito João Carlos Gastal em sua visita a Pelotas. A celebridade ainda deu entrevista coletiva no Hotel Rex. Em sua passagem ainda visitou clubes sociais, como o Dunas Clube, Parque Tênis e Laranjal Praia Clube, e foi homenageada pelo Clube Diamantinos, em um jantar/baile.
No comitê de boas-vindas também estava a Miss Rio Grande do Sul, a pelotense Edda Loges, que concorreu com Gina, representando a Guanabara, pelo título. Edda ficou entre as oito finalistas do concurso realizado no Maracanãzinho, em 11 de junho do mesmo ano.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; https://www.fernandomachado.blog.br/

Há 50 anos

Buraco de obra vira piscina para crianças

O trabalho de pavimentação, a cerca de cem metros do cruzamento entre a rua Leonardo Collares e a avenida Fernando Osório, proporcionou a alegria de uma turma de meninos. Com o forte calor, as crianças, sem qualquer medo de algum perigo, improvisaram uma piscina em um dos buracos da via em obras.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais