O Pelotas flertou com a eliminação precoce na Divisão de Acesso, mas mostrou força diante de um cenário adverso e segue vivíssimo para tentar o retorno à elite gaúcha. Após sair perdendo e ver o Inter-SM dilatar a vantagem no placar, o Lobo buscou o empate por 2 a 2 na tarde desta quarta-feira (10).
O Áureo-Cerúleo agora enfrentará o Glória, de Vacaria, nas quartas de final. O duelo de ida será em casa já neste domingo, às 15h, e confronto decisivo está marcado para as 19h da próxima quarta, na Serra. O vencedor pegará nas semifinais, valendo o acesso, o ganhador do confronto entre o próprio Inter-SM e o Veranópolis.
O meia Clayton marcou o primeiro gol do Áureo-Cerúleo no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. Hugo, do Inter-SM, fez o outro tento azul e ouro. Antes, Mateus Santana e Pepeto encaminharam o que parecia uma vitória tranquila da equipe da casa, vice-líder do grupo B. Também avançaram nesta chave o Monsoon, que bateu o Futebol com Vida e assumiu a ponta, e o Lajeadense, que virou no fim em confronto direto e eliminou o Aimoré.
Rebaixados
O São Gabriel perdeu em casa para o Bagé, outro que não conseguiu seguir adiante na competição, e disputará a Terceirona em 2025. No grupo A o rebaixado foi o Cruzeiro e, além do já citado Glória, passaram aos mata-matas Passo Fundo, Veranópolis e União Frederiquense.
Agenda | Divisão de Acesso
Quartas de final
Jogos de ida
Domingo
15h | Pelotas x Glória
Veranópolis x Inter-SM
Lajeadense x Passo Fundo
16h | União Frederiquense x Monsoon
Jogos de volta
Quarta-feira (17)
19h | Glória x Pelotas
19h30min | Inter-SM x Veranópolis
Passo Fundo x Lajeadense
Sem data
Monsoon x União Frederiquense
14ª rodada (última da primeira fase)
Quarta-feira
Grupo A
Gaúcho 0 x 2 Esportivo
Glória 0 x 2 Veranópolis
Brasil-FAR 0 x 1 União-FW
Cruzeiro 0 x 2 Passo Fundo
Grupo B
Inter-SM 2 x 2 Pelotas
Lajeadense 2 x 1 Aimoré
São Gabriel 0 x 3 Bagé
Monsoon 1 x 0 Futebol com Vida
Léo Ferraz substitui Marcelinho
A escalação do Pelotas teve apenas uma modificação em relação ao duelo contra o Monsoon. Sem o suspenso Marcelinho, a comissão técnica optou por Léo Ferraz, que iniciou a partida na função de extrema pela esquerda. De volta após cumprir sanção, Clayton ficou no banco.
Do lado adversário, o técnico Daniel Franco confirmou a expectativa e poupou vários titulares de olho nas quartas de final. Os atacantes Jarro e Michel, por exemplo, sequer foram relacionados. Pendurados, o zagueiro Tairone e o volante David Cunha também ficaram fora. Para o Inter-SM, vitória significava garantia da liderança do grupo.
No intervalo, desvantagem
O Pelotas terminou a etapa inicial em um cenário delicado. Aos 39 minutos, Mateus Santana, volante com passagem pelo Lobo entre 2019 e 2020, cabeceou no canto esquerdo de Allan Thiago após cobrança de escanteio e abriu o placar. O gol nasceu do tipo de lance mais propício para o gramado, em péssimo estado depois da enchente de maio.
Era praticamente inviável colocar a bola no chão e trocar passes no campo do Presidente Vargas. Tanto que a principal ocasião áureo-cerúlea antes do intervalo também veio por meio de uma jogada aérea. Aos 18 minutos, Mizael evitou em cima da linha o que seria um gol de cabeça de Warlei depois de escanteio batido por Vitor Júnior.
O primeiro tempo ainda foi marcado pelo uniforme branco totalmente embarrado de vários atletas do Inter-SM. O árbitro Lucas Horn mostrou quatro cartões amarelos, e um dos auxiliares anulou o que seria o gol de Fabrício Lusa, apenas quatro minutos antes de Mateus Santana de fato inaugurar o marcador.
Balde de água fria ao retornar
Ariel Lanzini trocou Léo Ferraz por Clayton para a etapa final. Mas nem deu tempo de algum impacto ser notado. Antes do segundo minuto de bola rolando, Pepeto arriscou de fora da área. Allan Thiago apenas observou a bola, com efeito, tocar no travessão e morrer no fundo das redes. O cenário ficou ainda pior.
A primeira medida da comissão técnica do Pelotas foi a troca de Caucaia por Kriguer. O panorama da partida era de contra-ataques dos donos da casa. Allan Thiago defendeu chutes perigosos de Tcharles e Fabrício Lusa. Mas nesse cenário completamente adverso, o Lobo se recolocou na disputa.
Tudo muda em pouco tempo
Sete minutos bastaram para o torcedor azul e ouro ver tudo mudar. Aos 20, Hélder e Fauver Frank fizeram jogada pela direita. Warlei dominou na pequena área e, depois de defesa de Villa, Clayton descontou ao mostrar oportunismo. A autoria do segundo gol também foi, ao menos momentaneamente, do camisa 20. O lance saiu pelo mesmo flanco. Fauver Frank cruzou rasteiro e o meia dividiu com Hugo antes da bola entrar. A súmula do árbitro Lucas Horn, porém, definiu gol contra do zagueiro rival.
De volta ao G-4 do grupo, o Áureo-Cerúleo não precisava mais contar com resultado paralelo. A situação ganhou um acréscimo de comodidade quando o Aimoré abriu o placar diante do Lajeadense. Foi aí que Ariel Lanzini tirou Vitor Júnior para fortalecer a defesa com a entrada do zagueiro Léo Gaúcho. Pouco tempo depois, porém, o Alviazul empatou, fazendo com que um eventual terceiro gol do Inter-SM eliminasse o Pelotas.
Em um contexto marcado por tensão, o Lobo focou em se defender. No mesmo palco onde encaminhou o acesso em 2018, o time tirou forças para reverter uma eliminação quase certa e disputará as quartas de final da atual temporada, evitando um desfecho precoce.
Ficha técnica
Inter-SM (2): Villa; Mizael, Jean Pablo, Rodrigo Augusto (Hugo, intervalo) e Márcio Goiano (Alan Bald, 24’ 2T); Allan Christian, Mateus Santana, Fabrício Lusa (Leylon, 24’ 2T); Pepeto (Cadinho, 38’ 2T), Tcharles e David Batista. Técnico: Daniel Franco.
Pelotas (2): Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Caucaia (Kriguer, 9’ 2T), Christianno, Fauver Frank e Léo Ferraz (Clayton, intervalo); Vitor Júnior (Léo Gaúcho, 37’ 2T) e Warlei (Nicolas Ferri, 50’ 2T). Técnico: Ariel Lanzini.
Gols: Mateus Santana, aos 39’ 1T, e Pepeto, aos 2’ 2T (I); Clayton, aos 20’, e Hugo [contra], aos 27’ 2T (P).
Cartões amarelos: Pepeto e Fabrício Lusa (I); Christianno e Adryel (P).
Árbitro: Lucas Horn.
Local: estádio Presidente Vargas.
Primeiro tempo
2’: Jean Pablo desvia de cabeça após escanteio e, na segunda trave, quase em cima da linha, Allan Christian divide com o goleiro Allan Thiago. A bola não entra por pouco.
9’: Mateus Santana bate de fora da área por cima do travessão.
18’: Vitor Júnior cobra escanteio. Warlei cabeceia e Mizael, em cima da linha, evita o gol. Na sobra, Caucaia finaliza e Villa defende firme.
26’: Warlei solta uma pancada de longe após desarme de Caucaia e Villa espalma.
35’: Gol anulado. Fabrício Lusa cobra falta na direção da pequena área. David Batista desvia e manda para as redes, mas assistente assinala impedimento.
39’: Gol do Inter-SM. Mateus Santana cabeceia após escanteio e acerta o canto esquerdo de Allan Thiago.
48’: Márcio Goiano arrisca de fora da área e quase amplia.
Segundo tempo
2’: Gol do Inter-SM. Pepeto finaliza de muito longe e surpreende Allan Thiago, que nem se mexe. Placar ampliado.
12’: Em contra-ataque, Tcharles bate forte e Allan Thiago espalma.
18’: Fabrício Lusa recebe na área e chuta rasteiro. Allan Thiago pega.
20’: Gol do Pelotas. Warlei domina sozinho na área após passe de Fauver Frank. O chute do camisa 9 é defendido pelo goleiro, mas Clayton manda para as redes e recoloca o Lobo no jogo.
27’: Gol do Pelotas. Fauver Frank cruza rasteiro da direita e Clayton, de novo ele, aparece na pequena área para empatar. Reviravolta em sete minutos em Santa Maria.
31’: Hugo desvia após cobrança de falta e Allan Thiago faz boa defesa no canto.