Abertura da 98º Expofeira homenageia entusiastas do associativismo

Agronegócio

Abertura da 98º Expofeira homenageia entusiastas do associativismo

Medalhas serão entregues nesta quinta-feira (10), às 19h, no Salão Nobre da ARP

Por

Abertura da 98º Expofeira homenageia entusiastas do associativismo
Os produtores Gedeão Pereira e Joaquim Francisco de Assumpção Mello foram os escolhidos na 98º edição. (Foto: Divulgação)

A noite de hoje será de celebração na 98º Expofeira de Pelotas, com a realização da abertura oficial do evento, a partir das 19h, no Salão Nobre. Também será o momento de reconhecimento de duas importantes figuras do agronegócio regional. Será homenageado com o Mérito Rural, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, e com a Medalha Nunes Vieira, o produtor rural Joaquim Francisco de Assumpção Mello.

Para o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Augusto Rassier, o destaque do encontro será a entrega das distinções, visto a importância dos homenageados como representantes e incentivadores do associativismo. Agraciado com a medalha Nunes Vieira, Mello, nunca se afastou do associativismo em detrimento ao seu negócio. 

“O doutor Joaquim Mello faz parte do corpo diretivo da ARP desde a década de 1970, então ele participa da rotina da ARP há mais de 50 anos. Integrante da atual gestão, é uma  uma das pessoas que mais me incentiva e está mais próxima de mim na discussão de assuntos da ARP”, diz Rassier. 

Liderança reconhecida por seu protagonismo e poder de articulação, Pereira será o homenageado com a medalha Mérito Rural. “Gedeão é um líder nato que nos últimos tempos tem enfrentado problemas de difícil solução e que precisam de muito diálogo. Homenageá-lo é motivo de muito orgulho em função de tudo que ele conseguiu construir tanto na representação da classe quanto nas questões políticas”, comenta Rassier.

Conheça os homenageados 

Joaquim Francisco de Assumpção Mello é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Iniciou sua carreira como agropecuarista na Estância Santa Eulália, localizada em Pelotas, em 1969. Em 1972 iniciou com plantio de soja e, em 1975, arroz, sendo pioneiro na aplicação do sistema de plantio direto na região, e estabelecendo a integração lavoura pecuária. Desenvolve a criação de bovinos da raça Angus, ciclo completo e engorde, e a criação de Cavalos Crioulos.

Para Mello, que particiou pela primeira vez da diretoria da ARP em 1970, receber a distinção é motivo de honra e de prestígio. “A medalha Dr. Nunes Vieira é uma homenagem dada a pessoas que prestaram relevantes serviços à ARP”, comenta. 

Gedeão Silveira Pereira é médico veterinário, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É produtor rural e proprietário da Estância Santa Maria, que possui produções de pecuária de corte com manejo em pastagens de azevem, trevo e cornichão, agricultura de arroz, soja e sorgo e florestamento de eucaliptos. É ex-diretor da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, ex-presidente do Fórum Mercosul da Carne, Presidente Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm) e Presidente do Sistema Farsul. 

Conforme Gedeão, o reconhecimento está ligada ao trabalho da Farsul em defesa dos produtores rurais. “É preciso frisar que esse trabalho não é de uma pessoa só, mas de um grupo de produtores que estão à testa da Farsul e que vêm trazendo esse trabalho em defesa do produtor”, avalia Gedeão. 

Acompanhe
nossas
redes sociais