São Lourenço do Sul retoma parceria com cidades alemãs

parceria histórica

São Lourenço do Sul retoma parceria com cidades alemãs

Viagem institucional teve foco em cooperação internacional

Por

São Lourenço do Sul retoma parceria com cidades alemãs
Desde o início da relação com Sponheim e Fürth já foram repassados mais de 140 mil euros para entidades do município brasileiro (Foto: Divulgação)

O prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), realizou uma missão institucional na Alemanha com foco em retomar relações de cooperação internacional construídas há quase três décadas. A agenda incluiu encontros com prefeitos de três cidades alemãs, arrecadação de 4 mil euros em doações para entidades assistenciais lourencianas e articulações em áreas estratégicas como educação, mudanças climáticas, energia solar e atração de investimentos internacionais.

A viagem teve como ponto central o município de Sponheim, cidade alemã que mantém acordo de cidades-irmãs com São Lourenço do Sul desde 2007.

Retomada de parceria histórica

Segundo Marten, a missão teve como principal objetivo fortalecer uma relação construída ainda em 1995 e consolidada oficialmente em 2007. Durante a agenda oficial em Sponheim, o prefeito foi recebido pelo prefeito Bernhard Haas e reencontrou autoridades locais envolvidas no início da parceria internacional. “Nós retomamos o ambiente da boa parceria com um município onde nasceu o nosso colonizador, o Jacob Rheingantz, que é o principal elo histórico entre São Lourenço e Sponheim.”

Doações chegam a 4 mil euros

Um dos resultados práticos da viagem foi a arrecadação de recursos para entidades sociais de São Lourenço do Sul. Ao todo, foram captados 4 mil euros ou aproximadamente R$ 25 mil na cotação atual. A maior parte dos recursos veio do Círculo de Amigos de São Lourenço do Sul, entidade parceira sediada em Sponheim. Os recursos serão destinados para três instituições locais: 3 mil euros para a Casa da Criança; 500 euros para a Padaria Comunitária e 500 euros para o Lar Santo Antônio. “Recebemos 4 mil euros de doação, sendo 3.500 euros do Círculo de Amigos de São Lourenço do Sul em Sponheim e 500 euros do prefeito de Rüdesheim.”

Segundo Zelmute, desde o início da cooperação internacional, as entidades alemãs já destinaram mais de 140 mil euros ao município. “De 1995 até 2026, o Círculo de Amigos de São Lourenço do Sul em Sponheim já repassou mais de 140 mil euros para entidades assistenciais do nosso município.”

Cooperação em energia solar e sustentabilidade

Outro eixo importante da agenda ocorreu no município de Fürth, onde Zelmute Marten se reuniu com autoridades locais para tratar de energia renovável. Segundo ele, uma visita realizada em 2007 ajudou a inspirar políticas públicas implementadas posteriormente em São Lourenço do Sul. “Foi essa visita o embrião do nosso ânimo para fomentar a energia solar. Hoje São Lourenço do Sul tem mais de mil usinas de energia solar instaladas e somos um município solar.”

O município agora busca avançar no processo de descarbonização, especialmente com projetos voltados à mobilidade elétrica e ao transporte coletivo. “Estamos estruturando aquele projeto de descarbonização pela mobilidade elétrica para buscar implementar a tarifa zero do transporte coletivo.”

Próximos passos

A articulação internacional deve ter continuidade nos próximos anos. O planejamento prevê uma missão alemã em São Lourenço do Sul em 2027 e uma nova visita brasileira à Europa em 2028. “Vamos trabalhar para ter uma missão de Sponheim em São Lourenço do Sul em 2027 e organizar uma missão de São Lourenço em Sponheim em 2028”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais