O juiz Régis Adriano Vanzin autorizou o registro de candidatura de Irajá Rodrigues (MDB). No entanto, seu vice e sobrinho-neto, Danilo Rodrigues, teve a candidatura indeferida.
O juiz aponta que ele, que é gerente de negócios de governos do Banrisul, não apresentou documento adequado atestando seu afastamento, a chamada desincompatibilização. Na noite desta quarta-feira (4), a candidatura de Danilo Rodrigues apresentou recurso à Justiça Eleitoral e anexando ao processo uma declaração do Banrisul de que está afastado de suas atividades desde o dia 6 de julho, portanto, três meses antes das eleições. A justiça tem até o dia 16 para julgar os pedidos.
A candidatura de Irajá Rodrigues corria risco por ele aparecer com direitos políticos suspensos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-prefeito estava com os direitos políticos suspensos e inelegível em razão de uma condenação por improbidade administrativa de 2019. A penalidade, no entanto, venceu em 18 de junho e o sistema de cadastro eleitoral estava desatualizado.
Atualizado às 23h após candidato entrar com recurso