O técnico Laécio Aquino fez uma avaliação dura, mas também didática, do empate em 1 a 1 do Brasil com o Santa Cruz, neste sábado (27), nos Plátanos, pelo jogo de ida da semifinal da Copa FGF. Em entrevista coletiva, o treinador afirmou que a equipe fez o pior primeiro tempo desde a sua chegada ao clube e avaliou que o Xavante demorou a entender o tipo de partida que enfrentaria.
“Nós sabíamos que iríamos encontrar dificuldade. Semifinal é pegada, é guerra, só que a postura da minha equipe eu não esperava. Segundo tempo totalmente diferente. Aí, sim, foi o Brasil. Um time competitivo, que entendeu o jogo”, afirmou.
Para Laécio, o empate também serviu como alerta para a sequência da temporada. O treinador relacionou o confronto em Santa Cruz do Sul ao cenário que o Brasil deve encontrar na Divisão de Acesso.
“Foi jogo típico de Divisão de Acesso. Ficou provado que, se quisermos o acesso, precisamos saber jogar esse tipo de jogo”, disse.
O Brasil saiu atrás no placar no primeiro tempo, com gol de Jhonatan Lima, e reagiu logo no início da etapa final. No intervalo, Laécio fez três mudanças, alterou a estrutura da equipe e viu o Xavante empatar aos sete minutos, com Gabriel Morbeck.
Na avaliação do treinador, a melhora passou mais pela postura do que apenas pela alteração tática.
“Era entender o que o jogo estava pedindo. Primeiro, um time apático, querendo jogar, mas o jogo não pedia isso. Depois mudamos a postura”, afirmou.
Laécio também comentou a volta de Andrey, utilizado no segundo tempo. Segundo ele, o retorno do atacante amplia as alternativas da equipe e permite pensar em formações com mais jogadores ofensivos. O treinador ainda espera recuperar Edson e Tony Lucas para aumentar as opções do elenco.
Com o 1 a 1, a decisão da vaga ficou para o próximo domingo (5), às 15h, no Bento Freitas. Em caso de novo empate, a classificação será definida nos pênaltis. Para a volta, Laécio projetou força em casa e citou a necessidade de criar um ambiente de decisão em Pelotas.
