A segunda edição da Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (COPSul) inicia nesta quinta-feira (25), e propõe unir Pelotas, Rio Grande e demais municípios da Zona Sul em torno do debate dos eventos extremos e das ações de mitigação. O evento busca desburocratizar o acesso às discussões sobre o clima, a criação de políticas sustentáveis para a região, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável dos municípios.
O painel de abertura “A construção de um futuro sustentável para a Região Sul do Rio Grande do Sul” será às 9h30min no Cidec-Sul da Furg e antecede a realização de grupos de discussão, que terão os mesmos eixos temáticos sendo debatidos em Rio Grande e em Pelotas durante a tarde.
Além das duas cidades que sediarão os encontros, a organização espera reunir participantes de São José do Norte, Capão do Leão, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Chuí e Pedro Osório.
A COPSul é fruto de uma estruturação conjunta entre as prefeituras de Pelotas e Rio Grande, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas e Câmpus Cavg, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Primeira edição
Em 2025, Pelotas recebeu a Copsul paralelamente a COP 30, que estava acontecendo em Belém do Pará, trazendo para o contexto regional os debates que ocorreram no evento internacional.
A COPSul 2025 promoveu o debate sobre resiliência climática urbana, gestão das águas, justiça socioambiental, transição energética justa, segurança alimentar, educação ambiental e os impactos das mudanças climáticas sobre comunidades vulnerabilizadas, como territórios pesqueiros, quilombolas, indígenas e periféricos.
Neste ano, o diferencial está na integração com as demais cidades da região Sul, tendo como contexto dos debates a confirmação do El Niño, que deverá impactar significativamente a dinâmica climática do Rio Grande do Sul, principalmente entre o fim do inverno e o início da primavera.
Evento preparatório
Rio Grande realizará nesta quarta-feira (24), um encontro preparatório para a COPSul 2026, às 13h30min, no Salão Nobre da prefeitura. Além da preparação, o evento faz parte do Junho de Debate e Ação Socioambiental, promovido pela Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), que é um mês dedicado a debater temas relevantes para a agenda climática e o que está sendo produzido pelo meio científico. “São a base para a gente fazer a política climática e a política ambiental em geral. A gente não acredita que seja possível fazer política ambiental sem ter base científica e participação social. Isso é fundamental: ciência e democracia”, afirma o secretário Antônio Soler.
O encontro terá como tema “Desafios e Avanços da Política Climática no Rio Grande” e contará com um painel de abertura ministrado pela professora Margareth Copertino, da Oceanologia da Furg; seguida pelos palestrantes Junior Borella, Gibran Teixeira e Glauber Acunha, todos também professores da universidade.
Sobre o evento preparatório, o secretário de Meio Ambiente de Rio Grande destaca um dos trabalhos cujos resultados preliminares serão apresentados à comunidade. Trata-se de um levantamento das bases dos gases de efeito estufa em Rio Grande, onde os dados fornecem um diagnóstico básico que irá colaborar com o plano climático que está em desenvolvimento. A pesquisa é fruto de um convênio firmado entre a SMMA e a Furg.
O secretário destaca que a COPSul e os encontros promovidos por ela, entre ciência, poder público e comunidade em geral, irá propiciar que o município esteja mais preparado, preventivamente, em todas as suas esferas, em casos de eventos extremos. “Precisamos ter ações que precisam modificar determinados contextos, a partir desse cenário de evento extremo. Sem a ciência, em qualquer política ambiental, corre-se o risco de estar jogando dinheiro público fora. A ciência é condição fundamental para a gente fazer política ambiental, especialmente política climática”, reitera Soler.
Resultados
Ao final dos dois dias de conferência, será elaborada e assinada uma carta de compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas, que será chamada de “Carta do Canal de São Gonçalo”. O documento consolidará as propostas coletivas discutidas ao longo dos eixos temáticos do evento.
A programação também projeta o lançamento do Comitê para Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas durante o encerramento.
Programação COPSul 2026
Quinta-feira (25)
- Manhã:
Cidec-Sul da Furg – Av. Itália, Km 8 – Bairro Carreiros
9h30min: Abertura
9h30min: Painel de abertura: “A construção de um futuro sustentável para a Região Sul do Rio Grande do Sul” - Tarde:
15h: Grupos de Discussão divididos em Eixos espelhados em Pelotas e Rio Grande
Eixo 1 – Transição nos Setores de Energia;
Eixo 2 – Gestão Sustentável;
Eixo 3 – Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares;
Eixo 4 – Resiliência nas Cidades, Infraestrutura e Água;
Eixo 5 – Promoção e Desenvolvimento Humano E Social;
Eixo 6 – Catalisadores e Aceleradores.
* Pelotas: IFSul Campus Pelotas – Praça 20 de Setembro, 455 – Centro
* Rio Grande: Cidec-Sul
Sexta-feira (26)
- Manhã:
Centro de Artes UFPel – Auditório 2 – Rua Álvaro Chaves, 65
9h: Painel – Convergência dos Eixos Temáticos;
Tarde:
14h: Painel de Encerramento – Ciência, Sociedade e Governança Climática: Da COPSUL à COP30;
15h: Cerimônia de encerramento com autoridades
a) Entrega do material produzido nos Eixos;
b) Leitura e assinatura da Carta Compromisso: Canal de São Gonçalo;
c) Lançamento do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas
