A UFPel recebeu nesta quinta-feira (15) a verba de R$ 754 mil do Ministério do Esporte destinada ao Remar para o Futuro. Prometido em dezembro pelo ministro André Fufuca, o valor será transferido pela universidade à Fundação Delfim Mendes. Então, o projeto pelotense de remo poderá usar o recurso, o que deve ocorrer até segunda.
De acordo com o coordenador geral do Remar, Fabricio Boscolo, as principais demandas a serem atendidas após o recebimento do montante envolvem a remuneração dos treinadores – trabalhando sem salário desde novembro – e reformas estruturais na sede do projeto, às margens do arroio Pelotas, em estrutura do Clube Centro Português 1º de Dezembro.
O dinheiro chega quase sete meses após o acidente na BR-376, que vitimou sete remadores (Samuel Benites Lopes, 15; Henry Fontoura Guimarães, 17; João Pedro Kerchiner, 17; Helen Belony Centeno, 20; Nicole Colella da Cruz, 15; Angel Souto Vidal, 16; e Vitor Fernandes Camargo, 17), o fundador e coordenador técnico Oguener Tissot, 43, e o motorista da van que os trazia de volta de São Paulo, Ricardo Leal da Cunha, 52.
Recurso municipal
O Remar para o Futuro aguarda também um valor oriundo da prefeitura de Pelotas, que tinha um contrato de convênio com o projeto. O motivo do entrave do recurso é a necessidade de um ajuste na minuta de um novo contrato, elaborado entre o município e a UFPel, na Procuradoria Geral da União (PGU), segundo a assessoria de comunicação da prefeitura.
Competições
Em meio às dificuldades financeiras, Boscolo tem colocado dinheiro do próprio bolso para garantir a continuidade das atividades. Pouco mais de 30 jovens, todos estudantes de escolas municipais, integram o Remar. Eles se dividem entre equipe, focada no alto rendimento, com dez atletas; pré-equipe, um estágio abaixo; e aspirantes, ainda conhecendo a modalidade.
A próxima competição com atletas do projeto é a Copa Sul Sudeste, de 14 a 16 de junho, em Porto Alegre. Em 23 de agosto ocorrerá a segunda das quatro etapas da temporada do Campeonato Gaúcho. De acordo com o treinador da equipe, Davi Rubira, a definição dos atletas que vão à Copa Sul Sudeste deve acontecer em breve.