Pelotas terá o primeiro Banco de Saúde gratuito

Solidariedade

Pelotas terá o primeiro Banco de Saúde gratuito

Iniciativa do Banco Madre Tereza de Calcutá oferecerá atendimento gratuito à população carente

Por

Pelotas terá o primeiro Banco de Saúde gratuito
Espaço ocupará uma nova unidade da rede e abrigará também o Banco de Móveis após o final das obras. (Foto: Jô Folha)

O Banco Madre Tereza de Calcutá anunciou, na noite de sexta-feira, que ampliará o seu atendimento solidário em Pelotas. A partir de 2026, a entidade terá a chamada “Casa do Tesouro de Calcutá”, localizada na rua Andrade Neves, 2433, onde funcionarão os bancos de Saúde – o único do país – e de Móveis.

O espaço foi deixado de herança à entidade por Flora Barcellos e agora será reformado pela Construtora Zabaleta, que está apoiando o projeto. A obra deverá iniciar nas próximas semanas e tem previsão de conclusão entre 10 e 12 meses.

Banco de Saúde

A criação do Banco de Saúde é considerada como um grande marco pela entidade. O espaço será coordenado pelo médico urologista Dr. Saulo Recuero e já conta com oito médicos voluntários.

Conforme a coordenadora geral do Banco Madre Tereza de Calcutá, Maria Eulalie Assumpção Mello Fernandes, o espaço será completamente gratuito e terá diversos serviços. “O Banco de Saúde, que vai receber salas clínicas, vai ter cardiologista, urologista, clínico, pediatra, psicólogos, além de buscar parcerias com laboratórios”, explica.

Para Maria Eulalie, o Banco é um marco para a cidade e para o país. “Eu vejo nesse Banco de Saúde uma benção pra cidade […] Eu vou chegar aqui, eu sei que vocês [os pacientes] vão ser bem tratados, vão agendar as suas consultas, já vão ser encaminhados para exames”, afirma.

Ela complementa que o espaço ampliará o atendimento da entidade como um todo. “O desejo do nosso Banco é acabar com a miséria da cidade. Então, a gente acabou com tantos com o Bancos de Emprego, já tirando muita gente da miséria, o Banco de Remédios, salvando pessoas […] e esse de saúde nós vamos trabalhar com os pobres doentes. Até agora foram os pobres. Daqui por diante vão ser os pobres doentes”, destaca.

Banco de Móveis 

Apesar de ter um grande número de voluntários, o Banco de Saúde terá diversos gastos para manter os atendimentos à população. Diante disso, Maria afirma que a entidade viu uma oportunidade de criar o Banco de Móveis – que terá São José como cuidador – para receber doações que serão vendidas para custear os serviços.

“Vai ser um Banco de Móveis que deve ser o mantenedor desse Banco de Saúde, porque a gente acredita que arrecadando móveis na cidade e vendendo, seria um brick de móveis, nós vamos conseguir pagar as despesas do Banco de Saúde, que a gente não teria como pagar”, explica Maria.

Madre Tereza de Calcutá

O Banco recebe o nome de Madre Tereza de Calcutá devido ao seu símbolo de solidariedade. Sua fé e caridade são exemplos que inspiram a luta contra a miséria. Também fazem parte do Banco Madre Tereza de Calcutá, o Banco de Alimentos, Banco de Empregos, Banco de Leite, Banco Escolar, Banco de Roupas e Banco de Remédios. Todos mantidos através de doações, mensalistas, colaboradores e voluntários.

Acompanhe
nossas
redes sociais