Cada mês, um grupo de pessoas que gosta de ler – alguns deles, escritores – se reúne para conversar sobre suas leituras do momento enquanto toma um café. É o Tá lendo o quê?, uma iniciativa do Coletivo Autores de Pelotas (CAP), que começou em fevereiro de 2024 e teve seis edições ao longo do ano, cada uma em um café diferente. As atividades deste ano começam em clima de verão e a primeira edição será nesta quinta-feira (23), às 18h30min, em um happy hour, no Goordas Gourmet, na praia do Laranjal. Entrada franca.
“É uma roda de conversa bem descontraída, em que cada um pode comentar sobre o que está lendo, que tipo de livro é, quais são as suas impressões até o momento… É divertido e bem interessante porque, enquanto a gente está falando, está refletindo sobre a própria leitura”, pondera Don Diego Romero, 18, o mais novo integrante do Coletivo e que participou de quase todas as edições do projeto até agora.
“O Tá lendo o quê? é relativamente novo, mas acredito que terá vida longa porque a gente adora se juntar para falar de nossas leituras, eu sentia muita falta disso. Outro ponto positivo é que sempre tem boas dicas de leitura. Inclusive um dos livros que mais gostei de ler, no ano passado, de uma autora pelotense que eu desconhecia, descobri no nosso bate-papo”, conta a escritora Joice Lima, que organiza o projeto com Fábio Amaro e agora também com Romero.
Um sarau pra encerrar
O evento costuma começar na hora marcada, segundo os organizadores, dura no máximo duas horas e na última meia hora sempre rola um sarauzinho. “Quem vier pode trazer alguma coisa para ler”, convida Amaro, que costuma declamar algum poema de sua autoria. “O Tá lendo o quê? é uma ação fundamental para espalhar a nossa paixão pela literatura”, completa Romero. “Se tudo der certo, a edição de fevereiro vai ser na Colônia Z3”, antecipa Joice.
O Coletivo Autores de Pelotas vai completar seis anos no dia 16 de fevereiro e, nesse período, realizou mais de 150 atividades para promover a literatura, entre participação em feiras, saraus, leituras dramáticas, leitura compartilhada para crianças, oficinas, e o Festim de Maio, o principal evento do grupo, que acontece no mês de maio.