Terminou neste sábado (2) a 17ª edição do Mundial organizado pela Federação Internacional de Padel (FIP). Com duas atletas de Pelotas entre as oito convocadas pelo técnico Fabrício Bareño, também pelotense, a seleção brasileira feminina terminou em oitavo lugar. A equipe masculina acabou na sexta posição em Doha, no Catar.
Julia Giusti Gomes, 15 anos, e Gabriela Menna Barreto, 34, treinam juntas no Eleven Sports, em Pelotas, e chegaram às quartas de final com o restante da equipe. Na primeira fase, o Brasil superou Alemanha e Chile e perdeu para a favorita – e depois campeã – Espanha.
No primeiro confronto eliminatório, a seleção caiu para a Itália. Depois, fez mais duas partidas para definir a colocação. Com derrotas para Holanda e França, terminou em oitavo lugar.
A seleção masculina, com a presença de Francisco Gomes, natural de Porto Alegre mas nome conhecido do padel de Pelotas, também caiu nas quartas de final. A derrota foi para a Espanha. Na primeira fase, triunfos sobre Suécia e Holanda além de uma derrota para Portugal. Tentando o quinto lugar, o Brasil venceu a França e acabou em sexto devido ao revés para os Emirados Árabes.
Formato de disputa
Cada jogo entre duas seleções é uma melhor de três partidas entre diferentes duplas de cada um dos países.
Colocações
Mundial feminino
- Espanha
- Argentina
- Itália
- Portugal
- Holanda
- Suécia
- França
- Brasil
- Bélgica
- Dinamarca
- Uruguai
- Japão
- Chile
- Egito
- Estados Unidos
- Alemanha
Mundial masculino
- Argentina
- Espanha
- Portugal
- Itália
- Emirados Árabes
- Brasil
- França
- Chile
- Suécia
- Holanda
- Bélgica
- Uruguai
- Estados Unidos
- México
- Paraguai
- Catar