A oportunidade para que o consumidor se organize financeiramente para adquirir produtos decorativos de Natal, que não são considerados essenciais, fez os lojistas anteciparem a exposição dos artigos nas vitrines em Pelotas. O contato direto do comerciante com este consumidor, pelas redes sociais, também é uma estratégia para as vendas antecipadas. As árvores, papais-noéis de todos modelos e tamanhos, estrelas, bolinhas e muitos enfeites que até quinta-feira dividiam espaço com acessórios de Halloween, agora passam a predominar nas prateleiras com destaque para chamar a atenção dos clientes.
Em uma loja do calçadão da Andrade Neves, a gerente Fernanda Rodrigues conta que descobriu por uma live o interesse dos clientes e decidiu antecipar em quase duas semanas a exposição das peças. A ideia deu certo e uma árvore – com todos os adornos – foi comercializada. “Nós costumávamos expor no início de novembro, mas na nossa segunda live – a primeira foi sobre o Dia das Crianças – muitos espectadores perguntaram sobre as ofertas de Natal. Então já montamos esse painel e vem muito mais pela frente”, garante Fernanda.
Apelo visual
Do que já tem exposto, a fofura do bom velhinho em diferentes tons pastéis e do tradicional vermelho prende o olhar do consumidor. Tem até pirulitos em tecido para o enfeite do ambiente da casa e não só a árvore de Natal. Em outro estabelecimento, também no calçadão, a gerente de loja Tamires Cardoso Ramos Esteves está impressionada com a grande procura pelos artigos já em outubro. “Até semana passada nós dividimos o espaço com os artigos do Dia das Bruxas, mas a procura é grande e estamos ampliando o espaço”, diz ela, enquanto monta uma árvore.
Desde embalagens com bolinhas de enfeite pequenas, a R$ 6,00, até uma grande árvore. Nesse local, os preços variam de R$ 43,00 a R$ 410,00. Para quem quer algo mais minimizado, tem o símbolo por R$ 4,90 e serve para decorar a mesa de trabalho, por exemplo. Difícil é levar só um produto.
Tem cãezinhos de pelúcia vestidos de Papai Noel, sinos, laçarotes, gnomos, as tradicionais poinsétia (flor símbolo do Natal) em vermelho e dourado. Um elemento que dá grande destaque na decoração é a luzinha de led. Uma cascata, por exemplo, com 147 lâmpadas custa em média R$ 55,00. Já tem até árvore com flores em led. Agora é planejar o orçamento e preparar a decoração.
Análise
Para o Sindilojas, os artigos natalinos seguem a tendência do varejo de antecipar cada vez mais as ofertas. No vestuário, por exemplo, em fevereiro já entra a moda outono-inverno e, em julho, primavera-verão. “Todas as ações do varejo estão sendo antecipadas. No quesito objetos de Natal, não está sendo diferente a oferta. A estratégia é para lembrar as pessoas de comprar e, claro, a compra em si”, analisa o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli. Isso porque são acessórios que dependem da organização financeira da pessoa, ou seja, que ela tenha esse recurso disponível para consumir.
“Então tenha mais oportunidade para que, em algum momento, até o Natal, possa comprar o enfeite”. Renzo explica que por ser um artigo específico, com um limite de lojas para oferecer (embora Pelotas tenha um percentual satisfatório de estabelecimentos com esses produtos), quanto antes a pessoa ver e comprar, mais ela vai espalhar – o famoso boca a boca – para as outras. “Comprei na loja tal. Então a ideia é que além das mídias, o consumidor também divulgue”, diz Antonioli.