O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) não pretende substituir, no curto prazo, o envio das contas impressas, apesar do avanço das soluções digitais. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Ellemar Wojahn, a maior parte dos consumidores ainda prefere receber a fatura em papel, mesmo com a alternativa de solicitar a conta por e-mail, o que reduz custos com impressão e contribui para a diminuição do consumo de papel.
A adesão ao formato digital é uma realidade, porém não corresponde ao perfil dos usuários. “O cidadão quer a conta impressa. Existe a possibilidade de receber por e-mail, e nós incentivamos quem puder aderir”, afirma Wojahn, ao lembrar a decisão judicial, implementada no fim do ano passado, que obriga a separação da cobrança da tarifa de água e esgoto da taxa de lixo. “Os consumidores passaram a receber dois boletos, o que aumentou os custos operacionais e gerou dúvidas entre os usuários”, ressalta o diretor, ao lembrar que são duas contas, mas com o mesmo valor se fosse uma apenas. “Isso trouxe transtornos, porque a população estava acostumada a uma única cobrança”, explica, ao justificar as filas na sede da autarquia.
Qualificação
Para melhorar a leitura dos hidrômetros e a entrega das contas, desde março outra empresa realiza o serviço. Segundo Wojahn, a autarquia enfrentava problemas relacionados à qualidade do serviço prestado pela antiga contratada. Após uma nova licitação, uma empresa diferente assumiu o serviço em maio. “A grande maioria dos atendimentos presenciais é para emissão de segunda via. Com a nova empresa, acreditamos que teremos um salto de qualidade e uma redução significativa das filas”, projeta o diretor.
Reajuste
Sobre o reajuste tarifário de 4%, que entrará em vigor a partir de julho e será refletido nas contas pagas em agosto, o diretor ressalta que a medida representa apenas a reposição da inflação acumulada no período, sem aumento real.
