Fernando Estima terá quase metade do tempo de rádio e TV
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira22 de Novembro de 2024

Eleições 2024

Fernando Estima terá quase metade do tempo de rádio e TV

Cálculo é feito com base na representatividade de cada partido na câmara dos deputados

Por

Atualizado quinta-feira,
12 de Agosto de 2024 às 17:54

Fernando Estima terá quase metade do tempo de rádio e TV
Estima terá mais de quatro minutos no horário eleitoral (Foto: Gustavo Vara)

O candidato a prefeito de Pelotas, Fernando Estima (PSDB), terá o maior tempo nos programas de rádio e TV do horário eleitoral gratuito. Com 46% do tempo total, o candidato tucano terá quatro minutos e 22 segundos diários. Com a maior coligação, a chapa tucana conta com dez partidos.

Estima terá mais que o dobro do tempo de exposição nos programas eleitorais que Marciano Perondi (PL), que terá dois minutos e oito segundos de propaganda. Embora esteja coligado apenas com o PRD, o PL tem a maior bancada na câmara dos deputados, que é o critério adotado para a divisão proporcional do tempo de rádio e TV.

Atrás de Estima e Perondi em tempo de propaganda, Fernando Marroni (PT) terá um minuto e 58 segundos de programa eleitoral. Irajá Rodrigues (MDB) terá 59 segundos e Reginaldo Bacci (PDT) terá 31 segundos. João Bourscheid (PCO) não terá direito a tempo de TV.

 

 

No primeiro turno, a propaganda eleitoral começa em 30 de agosto e vai até 3 de outubro, a três dias da votação. No segundo turno, a propaganda de rádio e TV começa no dia 11 de outubro e se encerra em 25 de outubro, a dois dias da eleição.

O horário eleitoral gratuito nestas eleições municipais será veiculado de segunda a sábado. No rádio, será das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min. Na TV, o programa será das 31h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.

Os candidatos também terão direito a propagandas de 30 e 60 segundos ao longo da programação, divididas proporcionalmente pelo tamanho da coligação de cada candidato. Neste ano, não haverá espaço no horário eleitoral gratuito reservado para os candidatos a vereador.

90% do tempo do horário eleitoral é distribuído proporcionalmente de acordo com o número de deputados federais eleitos por cada partido na eleição anterior, com o limite de seis partidos por coligação. Ou seja, no caso da candidatura de Fernando Estima, apenas os seis maiores partidos são considerados no cálculo. Os outros 10% são divididos igualmente entre todas as candidaturas.

Acompanhe
nossas
redes sociais