Classificado, Pelotas faz 7 a 0 no Juventude com quatro gols de Cristiano e retoma ponta

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

Classificado, Pelotas faz 7 a 0 no Juventude com quatro gols de Cristiano e retoma ponta

Resultado leva o Lobo a 12 pontos; clássico Bra-Pel valerá a liderança no próximo domingo

Por

Atualizado domingo,
26 de Outubro de 2025 às 17:42

Classificado, Pelotas faz 7 a 0 no Juventude com quatro gols de Cristiano e retoma ponta
Centroavante assume artilharia do campeonato (Foto: Jô Folha)

O Pelotas reencontrou o caminho das vitórias e está de volta à liderança da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Após o rival Brasil dormir na primeira colocação, o Áureo-Cerúleo bateu uma equipe sub-20 do Juventude reforçada por três atletas do time principal do Alviverde.

Cristiano anotou quatro vezes na goleada por 7 a 0 e, assim, ultrapassa o companheiro Jean Roberto na artilharia do campeonato com cinco gols no total. À Rádio Pelotense 99,5 FM, o camisa 9 pediu a música Colossenses e Suas Linhas de Amor, de Marco Telles. Também foram às redes na Boca do Lobo o volante Lucas Hulk e os atacantes Victor Lima e Léo Ferraz.

Com o resultado durante a tarde deste domingo (26) pela sétima rodada da competição, o time de Alessandro Telles chega a 12 pontos e garante classificação, no mínimo, à segunda fase. Agora, a briga é por uma vaga direta nas semifinais. O próximo compromisso é o clássico Bra-Pel, às 15h do dia 2 de novembro, no Bento Freitas.

Volante Lucas Hulk também foi às redes (Foto: Jô Folha)

Triunfo encaminhado

Sem Jean Roberto, com lesão na panturrilha, Telles escolheu Cadinho como substituto, mas o camisa 10 atuou pela direita; assim, Ermel foi deslocado para a faixa central. A estrutura tática se manteve no já conhecido 4-2-3-1. Do outro lado, Filipe Dias contou com três reforços do time principal que não atuaram diante do Grêmio, pela Série A do Brasileirão, e desceram para a equipe sub-20: o volante Giraldo e os atacantes Batalla e Galego.

O Pelotas começou pressionando. Aos dois minutos, Lucas Hulk pegou sobra na pequena área em escanteio e parou em grande defesa de Joaquim. O Juventude controlou o ímpeto inicial do Lobo e a partida se equilibrou até Cristiano cumprir o papel de centroavante e desbalanceá-la. Aos 16 minutos, Cadinho cruzou da direita e a bola encontrou o camisa 9. Aproveitando desatenção de Kauã Costa, ele desviou de canhota e fez 1 a 0.

De falta, aos 22, Victor Lima quase ampliou: Joaquim voou para espalmar. No minuto seguinte, o jovem goleiro evitou mais um tento de Cristiano ao defender o chute do centroavante após cruzamento de Cadinho. Mas a bola permaneceu viva na área. Vinícius Kiss tentou o domínio e ela se ofereceu a Lucas Hulk, que dominou e tocou no canto direito: 2 a 0.

Clube promoveu ação de adoção de pets; atletas entraram em campo com cães à disposição (Foto: Jô Folha)

O time da Serra só conseguiu crescer na reta final do primeiro tempo. A primeira entrada perigosa na área ocorreu aos 37 minutos, com combinação entre Lucas Fernandes e Kauã Costa depois da principal intervenção do colombiano Batalla até então. O Juventude registrou sua primeira finalização aos 41: Galego cobrou falta frontal e Mamá defendeu.

Foi também de falta que o Lobo ampliou o marcador. E não em qualquer cobrança. Victor Lima já havia ensaiado antes e, aos 49, no último lance da metade inicial, marcou um golaço. Em batida de muito longe, ele acertou o canto direito de Joaquim. O goleiro chegou a tocar na bola, porém não evitou o terceiro tento áureo-cerúleo.

Foram três gols na primeira etapa e quatro após o intervalo (Foto: Jô Folha)

Cristiano se consagra

Filipe Dias fez duas trocas na equipe visitante depois do intervalo, mas o cenário ficou ainda pior para os caxienses. Logo aos dois minutos, Joaquim deu rebote em finalização de Cadinho e Cristiano mandou para as redes de perna esquerda: 4 a 0. A partida estava fácil e o centroavante aproveitou para ter o direito de pedir música: aos 17, recebeu livre na área e só deslocou o goleiro com um toque de canhota: 5 a 0.

De imediato, Alessandro Telles começou a deixar clara a proximidade do Bra-Pel. Ele tirou Nicolas Ferri, pendurado com dois cartões amarelos, e colocou David Washington. Na sequência, saíram Kiss e Victor Lima para os ingressos de Marlon Bica e Otávio. O ritmo baixou com o jogo decidido. Mesmo assim, Ermel teve oportunidade clara de ampliar aos 34, finalizando por cima.

Para os minutos finais, Telles mandou Douglas Zielke e Léo Ferraz a campo; saíram Darlan e Léo Ferraz. Havia tempo para mais. Cristiano deu assistência para o gol de Léo Ferraz em chute cruzado. E o camisa 9 ainda anotou outro, de cabeça, em levantamento de Ermel: 7 a 0 e o Lobo assume o posto de ataque mais produtivo do campeonato.

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

6ª rodada

Domingo (19)
Gaúcho 1 x 0 Pelotas

Quarta-feira (22)
São Gabriel 0 x 3 Aimoré

Sábado (25)
Brasil 2 x 0 Internacional

7ª rodada

Sábado (25)
Esportivo 1 x 1 Gaúcho

Domingo (26)
Pelotas 7 x 0 Juventude

1º de novembro
15h | Internacional x São Gabriel

Ficha técnica

Pelotas (7): Rodrigo Mamá; Nicolas Ferri (David Washington, 19’ 2T), Michel Bennech, Darlan (Douglas Zielke, 40’ 2T) e Adryel; Lucas Hulk, Vinícius Kiss (Marlon Bica, 26’ 2T), Gustavo Ermel, Cadinho (Léo Ferraz, 40’ 2T) e Victor Lima (Otávio, 26’ 2T); Cristiano. Técnico: Alessandro Telles.

Juventude (0): Joaquim; Luiz Eduardo, Kauã Costa (Kauê Lima, 40’ 2T), Matheus Henrique e Eduardo; Giraldo, Kaynan (Yarlei, intervalo), Lucas Fernandes (Roberson, 19’ 2T), Batalla (Yuri Kevem, 19’ 2T) e Gabriel Borges (Beto, intervalo); Emerson Galego. Técnico: Filipe Dias.

Gols: Cristiano, aos 16’ 1T, 3’ 2T, 16’ 2T e 43′ 2T, Lucas Hulk, aos 23’ 1T, Victor Lima, aos 49’ 1T, e Léo Ferraz, aos 41’ 2T.

Cartões amarelos: Victor Lima (P); Giraldo e Batalla (J).

Árbitro: Dieizon Ismael Bertoldi Rech.

Local: Boca do Lobo.

Classificação

1) Pelotas | 12 pontos | 5 jogos
2) Brasil | 11 pontos | 5 jogos | saldo +12

3) Gaúcho | 11 pontos | 6 jogos | saldo +6
4) Esportivo | 7 pontos | 4 jogos
5) Aimoré | 7 pontos | 6 jogos
6) Juventude | 5 pontos

7) Internacional | 3 pontos | 4 jogos
8) São Gabriel | -3 pontos | 5 jogos

Acompanhe
nossas
redes sociais