Pelotas receberá duas novas unidades da rede Supermercados Nicolini até o fim de 2025. As lojas, que antes operavam sob a bandeira Nacional – nas ruas Marechal Deodoro e Gonçalves Chaves – e eram administradas pelo Grupo Carrefour, agora passam a integrar oficialmente o Grupo Osmar Nicolini, em um processo que envolveu a aquisição de outras 11 lojas em nove cidades do interior do Estado.
As unidades estão sendo assumidas gradualmente – uma por semana – com início em Bagé. Após a mudança de gestão, cada loja passa por um processo de reformas, rebranding e adaptação ao padrão da rede Nicolini, com previsão de reinauguração entre 90 e 120 dias após a transição.
Em Pelotas, o plano é revitalizar as lojas do Nacional adquiridas, modernizando os espaços e oferecendo ao público uma nova experiência de compra. A substituição da bandeira será acompanhada por melhorias no layout, ampliação da oferta de produtos e foco no atendimento — um dos principais diferenciais da rede Nicolini, segundo a empresa.
“Acreditamos que o sucesso começa pelo bom relacionamento com o cliente. Por isso, investimos em treinamento contínuo e em uma cultura organizacional que valoriza as pessoas”, afirma Selmo Dias, diretor de relacionamentos do Grupo Nicolini.
Outras unidades Nacional
Além das lojas adquiridas pelo Grupo Nicolini, Pelotas ainda contava com outras duas unidades da bandeira Nacional – extinta pelo Grupo Carrefour. O supermercado da rua Lobo da Costa foi fechado ainda em junho, enquanto o da rua General Osório, no Calçadão, segue operando, agora sob a bandeira Carrefour Bairro.
Grupo Nicolini
Fundada em 1979 em Garibaldi, a rede iniciou suas atividades com uma pequena loja em Bagé. A expansão ganhou ritmo a partir de 2011, quando a marca chegou a Pelotas. Em 2023, a fusão de operações deu origem ao Grupo Osmar Nicolini Comércio e Distribuição S.A., elevando o número de lojas de 10 para 17.
Com a aquisição das 11 lojas do Nacional, a rede passou a contar com 28 unidades no total e dobrou sua atuação em Pelotas, subindo de dois para quatro supermercados. Conforme o último levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o Grupo é o 10º maior do setor no RS, com um faturamento superior a R$ 805 milhões.