Em julho de 1974 foi inaugurada a primeira sede, na época provisória, da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O endereço era na rua General Osório, 725, esquina com General Neto, onde posteriormente funcionou o Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo (Malg/UFPel). A Escola ocupou as nove salas do andar superior e junto com as novas dependências foi instalado o Centro Acadêmico. A novidade foi celebrada com cinco dias de atividades especiais como torneios esportivos, palestra, exibição de filme e festa de confraternização.
O curso de graduação foi criado em 1971 e em 1973, através de vestibular, ingressou a primeira turma de acadêmicos. Na época a notícia foi destaque na imprensa local, que divulgava o número de 100 alunos no curso.
O surgimento de uma graduação nesta área ia ao encontro de um movimento de proliferação de novos cursos superiores de Educação Física no Brasil. A sede da General Osório também comportava a parte administrativa da instituição, no local os alunos tinham ainda as aulas práticas de ginástica e de dança, que ocorriam em uma sala ampla localizada no segundo andar desse prédio.
Em 1979, a Esef foi transferida para a praça Vinte de Setembro. “Se por um lado a nova sede possibilitou que um número maior de aulas ocorresse em um mesmo prédio, elas ainda estavam muito longe de se aproximar das instalações características de uma faculdade de Educação Física”, avaliavam os autores do artigo Acontecimentos e lembranças da Esef/UFPel. A maioria das aulas práticas ocorria em em diferentes locais alugados, “o curso de Educação Física continuava com instalações muito precárias, sem campo de futebol, pista de atletismo, piscina etc”.
No artigo, os acadêmicos descrevem que o local para a prática dos esportes de quadra era “um ginásio” construído na década de 80, coberto por uma lona de plástico que recebeu o apelido de a “bolha”. A sede da Escola permaneceu nesta localização até 1998 quando foi transferida definitivamente para a rua Luiz de Camões, 625, na Cohab Tablada.
Casa nova também
Além da Esef, o Malg, que ocupou o mesmo prédio do século 19, agora está com o seu acervo no prédio do antigo Lyceu da Universidade, construído entre 1881 e 1883, local que abrigou a primeira Escola de Agronomia de Pelotas, na praça Sete de Julho, 180, em frente ao Largo do Mercado, no centro de Pelotas.
Fontes: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense e artigo Histórias e memórias: Acontecimentos e lembranças da Esef/UFPel, de Myriane Rosa da Rosa; Manoela Maciel Oliz; Luciana Toaldo Gentilini Ávila e Luiz Carlos Rigo