O programa do Sebrae, Cidade Empreendedora, começa nova etapa na cidade de Canguçu a partir desta segunda-feira (4). Serão três encontros para tratar sobre empreendedorismo, vendas, preço, uso de redes sociais para a venda e informações sobre Microempreendedor Individual (MEI) nos dias 4, 11 e 13 de novembro.
Desde o final de 2021, o programa é disponibilizado no município. Conforme Henrique Marques, analista do Sebrae, dentro das quatro linhas existentes no programa a prefeitura optou pelo eixo Educação, com o objetivo de incentivar a cultura empreendedora para estimular o comércio local.
As seis capacitações não são destinadas apenas a empresas já formalizadas, mas também para aquelas em processo de criação. A primeira vai tratar sobre características de um bom empreendedor; a segunda a viabilidade do negócio, que serve também para empresas já formalizadas fazerem uma revisão sobre planejamento e viabilidade de negócio, completa Marques.
No terceiro encontro serão tratadas técnicas de vendas; na quarta, formação de preço. “Nesse encontro vamos trabalhar o processo de formatação de preço, verificar se o preço está adequado, margem de lucro de cada produto. Se é serviço, como definir o preço levando em consideração todos os custos”, informa.
Nos dois últimos encontros, técnica de marketing para redes sociais, e palestra sobre formalização como MEI. “Queremos de alguma forma estimular a formalização e mostrar os benefícios que se tem ao se formalizar como MEI”, diz. Os encontros ocorrerão na sede da Associação Educacional e Cultural Canguçuense, localizado na rua Bernardina da Silva Mota, 81.