Atleta pelotense se aproxima do objetivo de correr 12 maratonas no ano

Desafio

Atleta pelotense se aproxima do objetivo de correr 12 maratonas no ano

Juliana Krüger completou oito provas de 42 quilômetros em 2024 e no domingo disputará desafio de Porto Alegre

Por

Atleta pelotense se aproxima do objetivo de correr 12 maratonas no ano
Atleta de 49 anos completando a prova da Patagonia, na Argentina (Foto: Arquivo pessoal)

A corredora pelotense Juliana Krüger vem tendo um 2024 desafiador e ao mesmo tempo especial. Após passar por cirurgia em dezembro do ano passado, Ju Krüger traçou como objetivo para essa temporada correr 12 maratonas, média de uma por mês, caso não sentisse mais o incômodo na perna que vinha atrapalhando a atleta.

“Corria com muita dificuldade, eu ficava com muita dor na perna. Na época pensei: se a minha perna ficar boa eu vou fazer uma maratona por mês em 2024”, relembra. A corredora conseguiu voltar rapidamente aos treinos e em janeiro iniciou o projeto na TTT Marathon Travessia Torres-Tramandaí. Ju finalizou em sexto no geral e como campeã da categoria entre 45 e 49 anos.

A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio prejudicou o cumprimento das provas a cada mês, mas a atleta de 49 anos seguiu focada no objetivo. Neste domingo, Juliana Krüger disputará a Maratona de Porto Alegre, a nona no ano. Ainda faltarão mais três provas: as maratonas de Criciúma e Pomerode, em outubro, e de Pelotas, em novembro, para completar o projeto.

Foco em correr feliz

Juliana Krüger é corredora há 23 anos. Ela começou no esporte para emagrecer e desde 2018 disputa maratonas. A sua média era de uma prova de 42 quilômetros por ano até sofrer uma lesão durante o Campeonato Gaúcho de Trilhas em 2022. Meses depois, a atleta pelotense descobriu um problema severo de circulação.

Como citado anteriormente, Ju passou passou por cirurgia e voltou a conseguir correr sem sentir dores. De volta às competições, o foco da pelotense dentro do projeto é apenas em completar as provas, sem focar no tempo. “Minha expectativa é mais uma vez é ser feliz correndo. Isso vem fazendo eu colher bons frutos. Estou indo bem tranquila quanto ao tempo que vou fazer”, diz Ju Krüger projetando a prova de Porto Alegre.

Os cenários também foram planejados pela atleta. Além de algumas provas que costuma participar, Ju optou por conhecer lugares novos e se testar em vários ambientes diferentes.

“A experiência está sendo fantástica. É algo que me determinei a fazer. Em Passo Fundo são sete voltas de seis quilômetros. No Rio de Janeiro tu corre em um cartão postal da cidade. Na Patagônia corri com neve. A Travessia corri na areia no verão. Cada uma delas traz uma expectativa, mas estou indo muito confiante para elas, até porque eu me propus esse ano a não pensar em resultado. O propósito é vencer a distância 12 vezes”, afirma.

Contando só as maratonas do projeto, Ju Krüger terá percorrido mais de 500 quilômetros em 2024, mas a corredora não se deu por satisfeita. Nas maratonas do Rio de Janeiro e de Floripa, a pelotense disputou também o desafio de correr um dia antes os 21 quilômetros da meia-maratona, sendo 63 quilômetros em dois dias. Ela ainda fará esse mesmo desafio na Maratona de Porto Alegre neste fim de semana.

Vaga para Maratona de Boston

Mesmo sem objetivo de tempo, Ju Krüger conquistou uma vaga para disputar a Maratona de Boston, uma das principais provas do calendário mundial. A pelotense alcançou o tempo necessário pelo seu desempenho na Maratona de Floripa. A prova acontecerá no dia 21 abril de 2025.

Preparação

Com uma agenda de competições mais cheia que nos outros anos, Ju admite que corre menos por mês. São cinco treinos na semana e mais duas sessões de fisioterapia, massoterapia e reforço muscular.

Além disso, a atleta é proprietária do grupo de corrida Ju Krüger Assessoria Esportiva.

 

Maratonas realizadas no desafio

1- TTT Marathon Travessia Torres-Tramandaí

2- Maratona do Vinho

3- Patagônia Run (Argentina)

4- Maratona do Rio de Janeiro

5- Mountain do Costão do Santinho

6- Maratona de Passo Fundo

7- Maratona de Floripa

8- Maratona de Punta del Este (Uruguai)

 

Maratonas restantes

9 – Maratona de Porto Alegre (29/9)

10 – Maratona de Criciúma (13/10)

11 – Maratona de Pomerode (27/10)

12 – Maratona de Pelotas (17/11)

Acompanhe
nossas
redes sociais