A tradicional expressão usada no futebol quando a fase de grupos de uma competição termina para começar uma eliminatória foi usada por Ariel Lanzini nesta sexta-feira (12): “novo campeonato”.
O treinador do Pelotas afirma que seu time chega às etapas decisivas em curva ascendente. Ele concedeu entrevista coletiva para projetar o confronto das 15h de domingo, contra o Glória, pelas quartas de final da Divisão de Acesso.
“O que a gente traz de positivo é principalmente, no momento final, quando as coisas estavam apertadas na classificação, a gente cresceu. Estamos crescendo na hora certa. A gente jogou praticamente três decisões. Nos últimos dois, equipes que se classificaram em primeiro e segundo. Isso mostra a força do nosso elenco”, avaliou.
O comandante julga importante a sequência de duelos decisivos que o Lobo enfrentou no fim da primeira fase e compara os momentos do seu time e do Glória. “Eles vêm com um desgaste menor, e a gente com um desgaste físico maior. Mas ao mesmo tempo temos essa virada de chave antes, estávamos praticamente disputando um campeonato eliminatório antes”, afirmou.
Se vê com bons olhos o contexto em que o Áureo-Cerúleo se garantiu nos mata-matas, Lanzini diz acreditar que as oscilações da equipe durante os jogos são o principal ponto a melhorar. Sobre a escalação, como era de se esperar, nada de pistas dada pelo técnico. Do meio para a frente, devem ficar à disposição Christianno, Caucaia, Kriguer, Arthur Vanzela, Vitor Júnior, Clayton, Marcelinho, Fauver Frank, Léo Ferraz, Warlei e Erick Gabriel.
Tavares pede apoio
O diretor de futebol Carlos Augusto Tavares se manifestou depois da coletiva de Ariel Lanzini. Ele lembrou do processo de formação do elenco e do início da competição, com duas derrotas – que geraram a saída de Paulo Porto – e depois duas vitórias antes da paralisação por conta da enchente. O dirigente aproveitou para pedir o apoio do torcedor.
“O Pelotas oscilou muito na nossa avaliação. Dentro dos jogos, inclusive. Contra o Lajeadense, contra o Bagé. O rendimento final ficou longe. Ainda bem que foi o suficiente para classificar. Foi aos trancos e barrancos, complicado, mas foi valorizado. […] Agora são 180 minutos em que não pode ter erro”, comentou Tavares.
O dirigente pediu o apoio das arquibancadas e chegou a citar um número específico como expectativa de público. “A torcida terá que fazer a diferença. Domingo não podemos ter menos de 3,5 mil pessoas na Boca do Lobo. Parece que marca chuva, mas temos que estar presentes do início ao fim”, bradou.
Agenda | Divisão de Acesso
Quartas de final
Jogos de ida
Domingo
15h | Pelotas x Glória
Veranópolis x Inter-SM
Lajeadense x Passo Fundo
16h | União Frederiquense x Monsoon
Jogos de volta
Quarta-feira (17)
19h | Glória x Pelotas
19h30min | Inter-SM x Veranópolis
Passo Fundo x Lajeadense
Sem data
Monsoon x União Frederiquense
Cruzamentos das semifinais
- Pelotas ou Glória x Veranópolis ou Inter-SM
- Lajeadense ou Passo Fundo x União-FW ou Monsoon