Se no cenário nacional o Caxias demorou oito temporadas para conseguir o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, no futebol estadual o clube vem tendo sucesso no Gauchão nas últimas sete temporadas, quando retornou à elite. Em 2017, 2019 e 2024, o Grená chegou até a semifinal. Em 2020 e em 2023, a equipe foi finalista, mas em ambas as edições terminou com o vice após perder para o Grêmio. Em 2018, o time da Serra fechou a primeira fase em segundo, porém foi eliminado logo nas quartas de final. Já nas edições de 2021 e 2022 terminou em quinto.
A ideia da direção é tentar dar o próximo passo que seria o título, o segundo da história do Caxias no Campeonato Gaúcho, o primeiro desde 2000. Para tentar o difícil feito, o Grená fez uma reformulação geral. Mudou presidente, vice de futebol, comissão técnica e grande parte do elenco.
Nome conhecido do futebol grená, José Caetano Setti retornou ao clube como vice-presidente de futebol. O dirigente escolheu Luizinho Vieira para ser o técnico para depois focar na montagem do grupo.
Entre as contratações de destaque estão o volante Mantuan, ex-Corinthians, o atacante Calyson, ex-Londrina e ex-Brasil, e o volante Vini Guedes, que retorna ao clube depois de um ano.
Poucos jogadores permaneceram após a péssima campanha na Série C. Entre os nomes mais importantes, renovaram o goleiro Victor Golas, o volante Pedro Cuiabá, o meia Tomas Bastos e o atacante Welder.
O Caxias também terá em 2025 a Copa do Brasil e a segunda participação seguida na terceira divisão nacional. A nova direção grená espera chegar no mínimo até a terceira fase da competição de mata-mata, mas o foco é o acesso para a Série B, divisão que o Grená não disputa desde 2005.
Durante a pré-temporada, o clube da Serra enfrentará o Avenida, dia 23, no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Dia 30 o teste será contra Caravaggio (SC), em Gramado. As duas equipes voltam a se enfrentar dia 8 de janeiro, em Santa Catarina.
No Gauchão, o Caxias está no grupo B ao lado de Internacional, Pelotas e Ypiranga. Portanto, na primeira fase enfrentará na ordem Monsoon (F), Grêmio (F), Brasil (C), Juventude (C), Avenida (F), São Luiz (C), Guarany (F) e São José (C).
Entrevista com José Caetano Setti, vice de futebol do Caxias
Como foi planejada a reformulação do Caxias para 2025 após um desempenho ruim na Série C?
Primeiro fomos atrás do treinador. Eu acho que começa pelo treinador o processo para depois ir atrás das contratações. A gente achou o Luizinho Vieira. Depois que acertamos com o Luizinho fomos atrás dos jogadores e montamos o grupo. Trabalhamos muito, o grupo está praticamente fechado. Só não podemos dizer que está fechado porque vai que apareça alguma “cereja” e temos que contratar, mas estamos bem adiantados.
O Caxias vem com bons resultados nos últimos estaduais, com dois vices recentes, mas falta o título. O que esperar do Grená no próximo Gauchão?
A gente trabalha com expectativa alta. A gente trabalhou bastante e a nossa perspectiva é de um bom Gauchão, uma boa Copa do Brasil e uma grande Série C. Nas três competições queremos fazer elas bem feitas e conseguir os nossos objetivos.
Qual é a avaliação do clube sobre o novo formato do Campeonato Gaúcho?
Tem suas vantagens e suas desvantagens. Existe um pouco de desequilíbrio técnico. Por exemplo, a chave que não tem a dupla Gre-Nal é mais fácil de ser primeiro, não quer dizer que vai ser, mas é mais fácil. Temos que nos adaptar, já foi aprovado, saiu a tabela, não tem mais o que questionar. Agora é estudar a tabela, trabalhar muito e nos preparar. Temos que fazer nossa parte agora.
Elenco
Goleiros
* Victor Golas
* Thiago Coelho
* Ronaldo
Lateral-direito
* Thiago Ennes
Laterais-esquerdos
* Kelvyn
* Marcelo Nunes
Zagueiros
* Lucas Cunha
* Alisson
* Douglas
* Alan
* Carlos Henrique
Volantes
* Pedro Cuiabá
* Lorran
* Guilherme Mantuan
* Vini Guedes
* Wendell
Meias
* Tomas Bastos
* Calyson
* Paulinho Souza
* Nicholas
Atacantes
* Richard
* Iago
* Gabriel Lima
* Welder
* Gustavo Nescau
Técnico: Luizinho Vieira