O pelotense Fernando Marques, da Associação Shido-Kan, disputou no último domingo (21) o Open Internacional de Karatê em Montreal, no Canadá. A competição contou com cerca de 600 atletas de sete diferentes países.
Competindo na categoria elite adulto até 75 quilos, Marques conquistou a medalha de prata e assegurou mais um histórico resultado para Pelotas.
“Um evento importante, um título importante pra nós. Fiz lutas contra atletas da seleção canadense, estadunidense que estão acostumados a disputar grandes eventos de nível continental e mundial, isso é importante para nossa evolução. Queremos estar sempre nas competições que reúnem os melhores do mundo e trabalhamos para vencê-las”, disse.
Fernando viajou na última semana ao Canadá e deve retornar ao Brasil nesta quarta. Durante a estadia em Montreal, além da participação na competição, o atleta vem participando de treinamentos de alto rendimento: já realizou treinamento com o técnico da seleção canadense, Yevhen Motovylin, e com o técnico da seleção mexicana, Manuel Candia.
De acordo com o professor e pai do atleta, Ilton Marques, o pelotense vive excelente fase competitiva. “Foi um excelente primeiro semestre, esperamos manter o rendimento na reta final de temporada. Fernando vem trabalhando muito e tem grande potencial para conquistas ainda maiores”, projeta.
A participação de Fernando foi proporcionada pelo projeto Karatê do RS para o Mundo em sua segunda edição. De autoria do próprio atleta, o projeto conta com incentivo do governo do Estado do Rio Grande do Sul, via programa Pró-Esporte RS. As empresas patrocinadoras são Expresso Embaixador, Irmãos Jouglard e Prometal EPIs.