Sistema de aluguel de bicicletas será retomado
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira27 de Novembro de 2024

Mobilidade urbana

Sistema de aluguel de bicicletas será retomado

Bikepel foi paralisado para um processo de reformulação e modernização; retorno será com nova frota

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Agosto de 2024 às 15:22

Sistema de aluguel de bicicletas será retomado
Serão 15 estações de aluguel espalhadas pela cidade. (Foto: Jô Folha)

Após cerca de seis meses fora de funcionamento, o sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas, o Bikepel, deve voltar às ruas de Pelotas em setembro. As conhecidas bicicletas amarelas foram retiradas para um processo de reformulação do serviço e deveriam retornar em maio, porém a enchente teria inviabilizado o cumprimento do prazo pela empresa Serttel, que gerencia as bikes.

O Bikepel começou a operar em 2019 com uma frota de cem bicicletas. Já quando o serviço foi suspenso, em fevereiro deste ano, havia somente 40 em funcionamento. De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flávio Al-Alam, o retorno será com cem novas unidades, que serão colocadas em funcionamento em duas etapas de 50 cada uma, em setembro e em novembro. No total, serão 15 estações de aluguel espalhadas pela cidade.

Dentre as mudanças no BikePel estará a implementação de sistema de trava nas bikes, com a inclusão de cartão smartcard para facilitar a liberação das bicicletas e possibilitar a distribuição prévia de crédito. Além disso, há a possibilidade de instalação de painéis digitais de publicidade, que serviriam como tótens identificadores de estações e contribuirão para a viabilidade econômica do projeto.

Cinco anos de BikePel

Lançado há cerca de cinco anos com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana de Pelotas e facilitar a locomoção, o BikePel foi o meio de transporte para o deslocamento de muitos usuários. Na época, somente nos primeiros quatro meses de operação, mais de 15 mil viagens já haviam sido realizadas. No entanto, os furtos, depredações e a falta de cuidado com as bicicletas também eram constantes. Por isso, o retorno do serviço será com uma nova frota.

Acompanhe
nossas
redes sociais