Os universitários de Pelotas passaram a contar com uma nova boate, há cinco décadas. A Arcada, com entrada pela rua Félix da Cunha, 518, era uma atração junto ao prédio da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Para o evento de inauguração a boate foi decorada por um profissional de Porto Alegre, o espaço também ostentava uma iluminação totalmente mecanizada. Na estreia a música ficou por conta do grupo musical San Remo, mas os organizadores afirmavam que o local também ofereceria “músicas gravadas em fitas” para os futuros frequentadores que gostavam “desse tipo de som”.
O empreendimento era uma iniciativa do Diretório Acadêmico Doutor Bruno Chaves, que prometia oferecer à comunidade o melhor do gênero. Na presidência da diretoria de 74 estava o acadêmico Wanderlei Tonin, mas a direção do espaço de entretenimento era do acadêmico Ademar Trentini, diretor social do diretório.
A boate deu muito certo, foi um dos principais atrativos para jovens do município por cerca de 30 anos, rivalizando com uma iniciativa semelhante na Faculdade de Direito. Atualmente o espaço utilizado pela boate está sem uso.