Em congresso técnico realizado nesta terça-feira (25) na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) o Brasil conheceu os adversários da primeira fase do Estadual Sub-20 A-1.
No grupo B, o Xavante enfrentará Internacional, Juventude, São Luiz, Esportivo, Novo Hamburgo, Cruzeiro e talvez o Veranópolis, que ainda não tem participação confirmada. Se o VEC desistir, a chave terá sete times. As equipes se enfrentam em turno único e os quatro primeiros avançam para as quartas de final, cruzando com os times do grupo A.
O Brasil está de volta à elite da categoria depois de conquistar o acesso na temporada passada como vice-campeão. A equipe segue sendo treinada por Bruno Coelho em uma parceria do Rubro-Negro com a Associação Galera. O projeto tem Everton Gantes como coordenador e Bira Souza como vice-presidente das categorias de base do Xavante.
“A expectativa é fazer um excelente Gauchão, voltando à primeira divisão, que o Brasil não era para ter saído. Nós jogamos para duas coisas aqui, para formar atletas para o profissional e para vencer. Então nós vamos em busca dos resultados para classificar e terminar na melhor colocação possível”, disse o treinador ao A Hora do Sul.
A FGF deve divulgar a tabela de jogos nos próximos dias. O Estadual Sub-20 está programado para iniciar no dia 20 abril e terminar no máximo até 20 de julho. O último colocado na classificação geral será rebaixado para a Série A-2 de 2026.
Grupo A
Grêmio
Ivoti
Brasil de Farroupilha
Caxias
São José
Apafut
Ypiranga
Real
Grupo B
Brasil
Internacional
Juventude
São Luiz
Esportivo
Novo Hamburgo
Cruzeiro
Veranópolis (não confirmado)
Comissão técnica
Vice-presidente das categorias de base: Bira Sousa
Coordenador: Everton Gantes
Treinador: Bruno Coelho
Auxiliar: Miro Vargas
Auxiliar: Ricardo Passos
Preparador físico: Deivid Pit
Preparador de goleiros: Leonardo Velasque