A previsão de chuva e vento forte se confirmaram, mas os volumes são esperados para esta sexta-feira (9), quando o acumulado pode ultrapassar dos 100 mm/dia. Na quinta-feira, os ventos atingiram 63 km/h em Canguçu e 61 km/h em Pelotas.
O Cemaden emitiu alerta de risco moderado para Pelotas e São Lourenço do Sul com possibilidade de inundação do rio São Lourenço do Sul e seus afluentes. Há previsão para cheias dos arroios Sanga Funda, Sujo, Barbuda, Santa Bárbara, Pelotas, canal São Gonçalo e seus afluentes. A íltima atualização apontava um acumulado de 40 mm.
Com isso há risco de alagamentos por causa das áreas de instabilidade que atuam sobre a região, com descargas elétricas. O cenário é para a extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte.
As temperaturas entram em declínio a partir de sábado, quando o tempo começa a melhorar. A previsão é de mínima de 11ºC e máxima de 20ºC.