O Farroupilha acertou com o ex-lateral-esquerdo Roger Bastos, 34, para a função de executivo de futebol. Nascido em Pelotas e aposentado desde 2023, quando disputou a Divisão de Acesso pelo Lobo, ele vai comandar a formação do elenco do Fantasma para a Terceirona. Segundo o calendário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a competição começará em 28 de setembro. A projeção do Tricolor é iniciar a pré-temporada em agosto.
Roger diz ter recusado convite para atuar como jogador do Farrapo há dois anos. Desde então, criou boa relação com o vice-presidente do clube, Fábio Costa. “É uma gestão que vem trazendo frutos. Falta o futebol acompanhar. Me coloquei à disposição para ajudar dessa forma, sendo a pessoa que vai ajudar na montagem do grupo, cuidar do dia a dia do vestiário, ser o elo entre os jogadores e a comissão e a direção”, afirma.
Conforme o ex-lateral, a realidade do Farroupilha permitirá a construção de um plantel capaz de buscar o acesso à Série A-2. Em 2024, o time perdeu oito pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) por escalação irregular de atletas. Com a pontuação dos jogos, a equipe teria se classificado às semifinais. Esse desempenho deve fazer alguns atletas voltarem a ser procurados para defender o clube na atual temporada.
“A gente está se organizando já com bastante tempo justamente para isso, para ter planejamento, previsibilidade, para não passar por nenhum problema durante esse período. A gente entende que esse ano, entre os anos que a nova gestão assumiu o Farroupilha, é o momento onde o clube está mais maduro”, analisa Roger Bastos.
Comando, estádio e regulamento
Como noticiou o A Hora do Sul em março, o técnico do Fantasma deve voltar a ser Rodrigo Bandeira. As duas partes admitem estágios avançados na negociação, mas o treinador está no União Frederiquense em preparação para a Divisão de Acesso, que começa em maio e termina em agosto. Roger não esconde a possibilidade de uma nova temporada sob o mesmo comando, porém diz que o clube analisa outros nomes.
Com a demolição do Nicolau Fico, a pré-temporada do Farroupilha precisará ser em outro local em relação aos últimos anos. A construção do novo estádio, na avenida 25 de Julho, está em andamento. A primeira opção do clube no momento é jogar a Terceirona na arena Ninho do Cardeal, algo que depende de uma série de fatores.
O regulamento da Terceirona também vai interferir no trabalho do Tricolor. O número de jogadores que podem chegar de divisões superiores de campeonatos estaduais e a permanência ou não da restrição do limite de idade afetarão as contratações. Esses temas só serão debatidos no conselho técnico da competição, no segundo semestre. Em 2024, apenas oito clubes participaram.
Carreira
Como atleta, Roger Bastos vestiu a camisa do Farroupilha e do Pelotas na cidade. Também passou por clubes como Guarany de Bagé, Esportivo e Santa Cruz no RS. Fora do Estado, defendeu Resende (RJ), Nova Mutum (MT), Juventus (SP) e Brusque (SC). Internacionalmente, atuou no futebol da Guatemala e no Cerro Largo, do Uruguai.