Associação vai gerir Palacete Bianchini
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira23 de Janeiro de 2025

Rio Grande

Associação vai gerir Palacete Bianchini

Desejo do Conde rio-grandino será realizado a partir da criação de nova entidade cultural que vai abrir espaço ao público

Por

Associação vai gerir Palacete Bianchini
Local histórico fica na avenida Rio Grande e já recebe o Centro de Atendimento ao Turista, com orientações diárias. (Foto: Divulgação)

O histórico Palacete Bianchini, localizado na Avenida Rio Grande, 184, no balneário Cassino, vai ser gerido pela recém-criada Associação de Amigas e Amigos da Casa de Cultura Francisco Bianchini. A decisão foi tomada em reunião entre Secretaria de Cultura e mais de 50 participantes, entre moradores e representantes de diversos setores culturais.

A nova entidade será responsável por acompanhar a gestão e ocupação do espaço, propondo atividades, apoiando a manutenção e colaborando com o desenvolvimento de projetos culturais.

A Casa de Cultura Francisco Bianchini, como passa a ser chamada, além de sua arquitetura marcante e localização privilegiada, carrega um propósito especial definido por seu antigo proprietário, o Conde Francisco Bianchini. Em seu testamento, o conde expressou claramente o desejo de que a casa fosse transformada em um espaço dedicado à cultura, à promoção de atividades artísticas e à livre circulação de pessoas.

Atualmente, a Casa de Cultura já abriga o Centro de Atenção ao Turista (CAT), que funciona diariamente das 14h às 20h, oferecendo informações e recepcionando os turistas. Além disso, o espaço conta com uma exposição fotográfica da artista Rita Martins, que retrata o impacto das enchentes que afetaram Rio Grande no ano passado.

Diálogo e valorização

A secretária de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Rita Patta Rache, reforça a importância de preservar o legado e a memória do Conde Bianchini, colocando em prática o seu desejo de tornar a casa um espaço cultural. “Esta primeira reunião nos permite honrar o seu desejo e construir o futuro do espaço, em parceria com a comunidade que nos trouxe as suas contribuições”, salienta, destacando o compromisso da gestão municipal em promover um governo sensível ao diálogo e às demandas da população.

Propostas

  • Criação de um cineclube para a exibição de filmes
  • Realização de saraus, apresentações teatrais e musicais
  • Promoção de atividades educacionais como oficinas e cursos culturais voltados para a formação de jovens e comunidade em geral
  • Uso do jardim para eventos ao ar livre
  • Reserva de um espaço para a criação de uma loja onde artistas e artesãos locais possam expor e comercializar os seus produtos
  • Organização de feiras de arte e artesanato

Acompanhe
nossas
redes sociais