O prefeito eleito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), participou ontem do Tá na Mesa, promovido pela Federasul, em Porto Alegre. Com o tema “desafios e oportunidades das maiores cidades do RS”, o evento também contou com a presença dos prefeitos reeleitos de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), e do prefeito eleito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB).
Em seu discurso, Marroni destacou o déficit enfrentado por Pelotas em áreas como saneamento, habitação e infraestrutura. Ele também destacou o potencial de Pelotas citando como exemplos o Parque Tecnológico e as indústrias da área da saúde. “O maior desafio de Pelotas é o desafio do desenvolvimento econômico, mas penso que as novas fronteiras e as novas oportunidades estão colocadas para nossa cidade”, disse.
Marroni disse assumir o desenvolvimento econômico como um tema pessoal. “Abrir o diálogo com as empresas locais e ampliar o diálogo com novos investidores é uma necessidade, é uma prioridade para Pelotas. Todas as regras devem ser facilitadoras, e não complicadoras para novos investidores”, afirmou, reiterando, no entanto, a crítica contra a ideia de autolicenciamento ambiental.
Encontro com Lula
Fernando Marroni visita Brasília hoje e irá se reunir com o presidente Lula. A pauta do encontro não foi anunciada, mas Marroni deve reforçar a Lula as demandas da região e a importância do estreitamento da relação entre o município e o governo federal.