11% dos eleitores de Pelotas são filiados a partidos
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Números

11% dos eleitores de Pelotas são filiados a partidos

Por

Atualizado sábado,
20 de Julho de 2024 às 08:31

11% dos eleitores de Pelotas são filiados a partidos
Dados revelam que o eleitorado mais jovem tem pouca participação nos partidos; (Foto: Jô Folha)

Pelotas tem 27.814 eleitores filiados a partidos políticos. Esse número representa apenas 11% dos 248,6 mil eleitores da cidade. No entanto, é superior à média nacional, em que 10,2% têm ligação a legendas partidárias.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam um fato curioso: as duas siglas com maior número de filiados sequer têm representantes na câmara de vereadores. O MDB lidera com 4.863 filiados, mais de 17% do total, seguido pelo PDT, com 4.543 filiados, 16% do total.

Em seguida vêm o PP, com 3.365 filiados, o PT, com 2.436, e o União Brasil, com 1,9 mil. Logo atrás surgem PSB (1,7 mil), PSDB (1,7 mil) e PRD (1,7 mil). Todos os demais partidos têm menos de mil eleitores filiados em Pelotas.

 

Eleitorado mais crítico

A cientista social e política Elis Radmann, do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, avalia que o eleitor pelotense tem um perfil mais crítico e tem baixa expectativa com a agenda do desenvolvimento econômico.

“Temos um grande índice de vulnerabilidade social, funcionalismo público e base universitária, e estas diferentes composições favorecem desde o clientelismo político até a ideologia em sua vertente mais radical”, considera a pesquisadora.

Do ponto de vista ideológico, Elis explica que o IPO considera três fatores em suas pesquisas de opinião: classificação ideológica em relação aos partidos, valores sociais e morais e a visão da economia. “A população da cidade de Pelotas tem sua visão distribuída em todos os espectros ideológicos, com preponderação para o centro esquerda”, diz.

Participação feminina

Outro dado revelado pelas estatísticas do TSE é que mais da metade (51,64%) dos eleitores filiados a partidos são mulheres, acima da média nacional, que é de 46%. A pesquisadora pondera que há várias leituras possíveis para esse dado.

Jovens são minoria nos partidos

Os dados da Justiça Eleitoral também revelam uma baixa participação do eleitorado mais jovem em partidos políticos. Mais de 71% dos filiados a partidos políticos têm mais de 45 anos, enquanto a faixa de 25 a 34 anos, por exemplo, soma apenas 8,33% dos eleitores filiados. Esses percentuais são ainda mais reveladores quando se observa que a faixa acima dos 45 anos representa apenas

Acompanhe
nossas
redes sociais