Cinco atletas do projeto pelotense Remar para o Futuro estarão no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 28 deste mês para participar de um camp de treinamento da seleção brasileira sub-19 de remo. Angel Vidal, Nicole Colella, João Kerchiner, João Milgarejo e Vitor Fernandes foram convocados pela Confederação Brasileira de Remo (CBR).
Além do quinteto, o Remar marcará presença com Davi Rubira, que também foi atleta do programa. Graduando em Educação Física na Esef/UFPel, ele fará parte da comissão técnica. Dos 30 remadores (14 meninas e 16 meninos) chamados para o período de atividades, o Centro Português, clube que os pelotenses representam, é o que mais aparece na convocação da CBR.
Durante os dias de reunião no estádio de remo da lagoa Rodrigo de Freitas, sob comando dos treinadores Roque Ricardo Zimmermann e Guilhermo Francisco Pfaab, começará a se desenhar a lista de atletas da seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano Sub-19 de 2025, entre março e abril.
Novas experiências
Nicole Colella tem 15 anos e integra o Remar para o Futuro desde 2019. “Estou ansiosa, vai ser uma coisa diferente. Experiências novas”, resume a jovem. João Kerchiner, 17, tem uma expectativa semelhante. Também há cinco anos no projeto, ele já participou de competições fora do RS, mas agora espera algo distinto. “Conhecer pessoas diferentes, treinar com pessoas diferentes”, diz.
Coordenador técnico do programa, que é ligado à Prefeitura de Pelotas e neste ano completa uma década de existência, Oguener Tissot ressalta o número de atletas do Remar convocados para os treinamentos. “É a primeira convocação de todos eles para uma atividade da seleção brasileira. […] Isso vai ter um impacto muito grande para as novas gerações. Eles se espelham nas gerações anteriores que deixaram uma cultura de excelência muito grande”, exalta.