O Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, entrou em operação nas regiões Sul e Sudeste e estará disponível em casos de desastres de grande perigo.
Na região, Pelotas, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Capão do Leão receberam a demonstração no sábado (30). A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.
A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
Entenda
A ferramenta emite aos celulares um alerta que faz os aparelhos vibrar e emitir um sinal sonoro de um bipe contínuo com duração de cerca de dez segundos.
A mensagem de texto do alerta se sobrepõe ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e o cidadão só consegue continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem da Defesa Civil.