A 50ª Feira do Livro de Pelotas está tomando forma na praça Coronel Pedro Osório e até o início da próxima semana os estandes estarão prontos para receber os livreiros. O evento começa na quinta-feira (31), às 13h, e abertura oficial, às 18h, na Tenda Cultural, com a presença do patrono, o professor José Luís Marasco Cavalheiro Leite e o orador, o governador, Eduardo Leite (PSDB).
Participam desta edição 10 livreiros, que estarão instalados no centro da praça, ao redor da fonte das Nereidas. “Temos também o acréscimo da livraria e editora UFPel e da livraria Corvos”, conta a organizadora da Feira, Theia Bender.
Na alameda que une o centro da praça com a Tenda Cultural, que será instalada pela rua 15 de Novembro, estarão representadas entidades parceiras do evento, como a Câmara de Vereadores, colégio Praça 15, Uniasselvi, LiberSul, Vetorial, farmácia Brasil, Senac, Sesi e Josapar. Este ano o evento terá ainda o retorno da empresa Yoshake. No mesmo corredor ainda estará o local para as sessões de autógrafos.
A Tenda Cultural é o espaço para apresentações artísticas e conversa com os escritores, que este ano está maior, tanto para a plateia, quanto para o café que também ocupa o lugar. O camarim, atrás do palco, que começou a ser utilizado no ano passado, foi mantido. Este ano, em parceria com o Sanep haverá banheiros químicos neste setor.
Na alameda que vai ao encontro do Grande Hotel, estará um setor especial para as crianças, sob coordenação da Bibliotheca Pública Pelotense e a participação de parceiros da Feira. Na programação estão contação de histórias, entre outras atividades recreativas.
A empresária Bety Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro, entidade realizadora do evento, diz que foram feitas reuniões com as secretarias envolvidas para organizar a estrutura na praça e também para a recepção de cerca de 200 crianças de escolas de Pelotas, que diariamente participarão da Feira, com o apoio da Kopereck.
Movimentação de escritores
A programação está pronta e esta semana teve o acréscimo de mais três nomes entre os escritores: os jornalistas Daniel Scola e Ruy Carlos Ostermann, que lançaram obras, e o escritor Gilmar José Duarte, que fará a palestra intitulada Prática do autoconhecimento como projeto de vida.
Segundo Bety, outro nome que está gerando muita expectativa é do escritor e roteirista carioca Raphael Montes, autor que teve uma de seus livros Bom dia Verônica, transformada em série para o streaming. “O Raphael Montes vai autografar um livro por pessoa, a partir das 16h, do dia 8. Vamos entregar fichas para as pessoas que quiserem chegar antes, pegar sua ficha e participar do bate-papo, ao final serão os autógrafos”, antecipa.
Para o projeto Conversa com os Escritores estão confirmados nomes como o de Cláudia Tajes, Diana Corso, Ryane Leão, Gabriel Manetti e Rafael Montes, entre outros. “A expectativa é excelente, com essa movimentação toda de escritores. Estamos muito felizes”, diz a livreira.