Direção do Gymnásio Pelotense organiza as homenagens ao fundador da instiutição

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Direção do Gymnásio Pelotense organiza as homenagens ao fundador da instiutição

Por

Há 100 anos

O professor Joaquim Luis Osorio, diretor geral do Gymnásio Pelotense, presidiu uma reunião extraordinária daquela comunidade escolar, em 22 de junho de 1926. O objetivo era resolver quais ações seriam realizadas para homenagear o médico, professor, jornalista, orador e naturalista Francisco José Rodrigues de Araújo, que morreu repentinamente em 19 de junho, que atuava naquela instituição de ensino secundário. Naqueles dias, a escola estava fechada em luto pela perda; a retomada das aulas ocorreu no dia 28.

Entre as homenagens, unanimemente aprovadas, estava a realização de uma sessão cívica dedicada ao extinto professor, em 24 de outubro do mesmo ano, data do aniversário do Gymnásio. Neste mesmo evento seria inaugurado o retrato de Araujo no salão de honra da escola.

Também foi prevista a colocação de um busto em bronze no prédio do ginásio. A inauguração deveria ocorrer na reabertura das aulas, em 1927. O professor também se tornaria patrono da sala de História Natural da escola.

Também foi instituído o prêmio Doutor Francisco José de Araujo ao aluno do curso de bacharelado que mais se destacasse na aplicação aos estudos e com um comportamento exemplar. Se nenhum estudante alcançasse as duas premissas, a distinção seria dada ao jovem que estivesse concluindo o ginasial.

As deliberações foram comunicadas ao intendente, Augusto Simões Lopes, por uma comissão composta por Osorio, Gregório Romeu Iruzum e Joaquim Alves da Fonseca. Lopes aprovou as homenagens e disse que as considerava justas.

Fundador e diretor

O trabalho de Francisco José Rodrigues de Araujo foi de extrema importância para a educação em Pelotas. Além de ter sido professor do antigo Gymnásio Pelotense (atual Colégio Pelotense), também foi educador na Escola de Agronomia e Veterinária, a partir de 1894, na Faculdade de Pharmacia e Odontologia e na Academia de Commercio.

Ainda foi um dos fundadores do Gymnásio Pelotense, em 1902, e da Faculdade Pharmacia e Odontologia, em 21 de setembro de 1911. O professor também foi o primeiro diretor da Odontologia. Em 1905 publicou um livro sobre botânica dedicado aos estudantes do Rio Grande do Sul.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 25 anos

9ª Fenadoce tem número recorde de público

(Foto: Reprodução)

Com mais de 250 mil visitantes, a 9ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) bateu seu recorde de público em 2021. Somente no último dia passaram pelos pavilhões 27.231 mil visitantes, quase dois mil a mais do que no domingo anterior, segundo a comissão organizadora. O evento ainda contabilizou que cerca de 1,7 milhões de doces foram vendidos durante os 18 dias de realização. O encerramento ocorreu no dia 24 de junho, no Centro Internacional de Cultura e Eventos, no Distrito Industrial.

De acordo com a presidência da época, o sucesso do evento foi uma conquista que nasceu de diferentes processos: o lay out e o mix de expositores, a temática escolhida – a cultura gaúcha e os projetos culturais. Naquele ano a Feira teve a adesão de outros eventos, como o Promove Pelotas, uma iniciativa da própria entidade promotora da Fenadoce, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Pelotas).

Corte e Doçurinhas

Naquele ano a Fenadoce teve como tituladas: Márcia Silva Vargas (rainha); Patrícia Damasceno (princesa) e Alessandra Salazar (princesa. Esta edição também teve uma corte mirim, as Doçurinhas, formada por: Camila Duarte Porto, Raphaela Linck Castro e Júlia Neitzel Uecker.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais