O Brasil está próximo de anunciar o retorno do zagueiro Rafael Dumas. Aos 31 anos, o defensor pode ter sua terceira passagem pelo Xavante. A primeira ocorreu durante o Gauchão e a Série B de 2018, quando disputou 24 partidas e marcou dois gols. Depois, retornou ao Bento Freitas para as temporadas de 2023 e 2024, atuando em 32 jogos entre a Série D e o Gauchão.
Desde sua saída, Dumas passou por Manauara (AM), São José, Anápolis (GO) e Abecat Ouvidorense (GO), onde disputou a última Série D. Após a eliminação da equipe goiana na primeira fase, transferiu-se para o Lagarto (SE) para a disputa do mata-mata da competição nacional. No jogo de ida diante do CSA, no último domingo, permaneceu no banco de reservas durante o empate em 1 a 1. Em caso de eliminação do clube sergipano, o zagueiro ficará livre no mercado já na próxima semana.
A chegada de Dumas atenderia a uma das necessidades apontadas pelo técnico Laécio Aquino: a contratação de mais um zagueiro canhoto. Atualmente, o elenco conta apenas com Yago Zamora e Otávio, lateral-esquerdo de origem que vem sendo utilizado na zaga ao lado de Thiago Henrique e Lula.
Caso a negociação seja concretizada, Dumas deverá ficar à disposição apenas para a Divisão de Acesso. O prazo de inscrições para a Copinha se encerra na sexta-feira, e o jogador ainda estará vinculado ao Lagarto.
No sábado, às 15h, o Brasil inicia a disputa por uma vaga na final diante do Santa Cruz, nos Plátanos. O confronto de volta está marcado para o dia 5 de julho.
