O Pelotas Parque Tecnológico (PPT) celebrou nove anos ontem com evento no Hall da sede, na avenida Domingos de Almeida, nº 1.785, bairro Areal. A programação contou com a posse da nova Diretoria e do Conselho de Administração da Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, apresentações de projetos, assinatura de contratos, homenagens e palestra.
A cerimônia teve início com as posses, seguida da apresentação do laboratório MedGen – Laboratório de Medicina Genômica, parte do novo Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia. Em seguida, foram realizadas homenagens a instituições, autoridades e parceiros do Parque.
O novo hub é fruto de parceria entre a Lifemed e o parque. A Lifemed cederá o espaço para a construção da nova estrutura do PPT, na rua Giuseppe Mattea, 350A, bairro Fragata, enquanto a UFPel fornecerá expertise acadêmica no MedGen.
O MedGen terá caráter clínico, com contratação e capacitação de profissionais, seguindo normas da Anvisa. A expectativa é realizar exames genéticos no Estado, como testes de predisposição a doenças, diagnóstico de doenças raras e painéis de mutações para auxiliar médicos.
Já o projeto do hub recebeu R$ 20 milhões de investimento do Edital Finep e terá quatro andares, com start-ups, empresas de médio porte, laboratórios de biotecnologia e uma unidade da Lifemed. A obra, conduzida pela 4T Construtora, deve ser concluída em 2027.
No evento, também foi apresentado o logo comemorativo dos 10 anos do PPT, que será celebrado em 2026. A nova placa do Hall foi impressa em 3D pela Maker Market, startup fundada em 2025 por Éder Medeiros, sediada no Parque. A empresa atua como rede colaborativa entre designers, donos de impressoras 3D e lojistas, e já produziu a Formiga Maker, estátua de dois metros exibida na 31ª Fenadoce.

Local esteve lotado para celebrar os nove anos da entidade (Foto: Jô Folha)
O Maker Market é a segunda empresa de Medeiros no Parque. Ele também fundou o Melhor Envio, em 2015, vendido em 2020 por R$ 83 milhões à Locaweb. “Além da infraestrutura impecável, o maior valor está nas conexões. O Parque facilita parcerias, vendas e troca de conhecimento, criando um ecossistema colaborativo que impulsiona novos negócios.”
Homenagens
Entre os homenageados estiveram instituições, associações, empresas, secretarias, universidades e hospitais. Também foram agraciados o prefeito Fernando Marroni (PT), o governador Eduardo Leite (PSD), a ex-prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), e a secretária de Inovação do Estado, Simone Stülp.