A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (17), o quinto boletim do projeto Balneabilidade. O resultado atual indica que no Laranjal houve a diminuição de um ponto impróprio em relação à última semana, passando de cinco para quatro. Já em São Lourenço do Sul, o banho continua restrito na praia das Ondinas.
Para quem pretende aproveitar o final de semana de calor na Lagoa dos Patos, em Pelotas, há quatro pontos próprios para banho e em São Lourenço do Sul, três. Os banhistas podem conferir a qualidade da água por meio das placas de sinalização da Fepam.
Águas impróprias há cinco boletins
Desde a primeira semana de análises da Fepam, o Valverde, no Trapiche, e a praia das Ondinas figuram entre os poucos pontos impróprios do Estado que não apresentaram nenhuma melhora para que seja possível a liberação do banho.
Em decorrência disso, está previsto um cronograma de ações do Departamento de Fiscalização da Fepam, nas próximas semanas, para verificar as possíveis causas e para garantir que não haja descarte irregular de dejetos nos pontos. Na região sul, o monitoramento é realizado por Sanep e Corsan.
Recomendações aos banhistas
- Entrar na água apenas em local com condição própria para o banho.
- Evitar tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
- Não tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
- Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Pontos impróprios para banho nesta semana
Pelotas:
- Santo Antônio – Rua São José do Norte
- Valverde – Av. Sen. Joaquim Assumpção
- Valverde – Trapiche
- Santo Antônio – Av. Rio Grande do Sul
São Lourenço do Sul:
- Praia das Ondinas