Pelotas sucumbe na Arena, toma 5 a 0 do Grêmio e entra no Z-4
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira12 de Fevereiro de 2025

Gauchão 2025

Pelotas sucumbe na Arena, toma 5 a 0 do Grêmio e entra no Z-4

Goleada joga Lobo para o quadrangular do rebaixamento, de onde quem sai é o Brasil

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado quarta-feira,
12 de Fevereiro de 2025 às 00:56

Pelotas sucumbe na Arena, toma 5 a 0 do Grêmio e entra no Z-4
Áureo-Cerúleo, de Michel Douglas (foto), tentará fugir do quadrangular no sábado, quando recebe o Juventude pela rodada derradeira da primeira fase (Foto: Lucas Rhamon - ECP)

O Pelotas foi goleado por 5 a 0 pelo Grêmio, nesta terça-feira (11), na Arena, pela sétima e penúltima rodada da primeira fase do Gauchão. Gustavo Martins, Braithwaite (duas vezes) e Pavon (também duas vezes) marcaram. O revés causou a demissão do técnico Ariel Lanzini.

O resultado mantém o Lobo na lanterna do grupo B, mas agora em nono lugar da classificação geral, dentro do Z-4 que encaminha ao quadrangular contra o rebaixamento. A posição perdida beneficiou justamente o Brasil, que subiu para a oitava colocação.

Com a derrota, a equipe azul e ouro corre risco de cair até para a vice-lanterna entre os 12 clubes. O time pode ser ultrapassado nesta quarta-feira por São Luiz e São José. Sábado, às 16h30min, o Pelotas define seu destino no Gauchão em jogo da rodada final da primeira fase, contra o Juventude, na Boca do Lobo.

Confira a classificação dos grupos.

Michel Douglas entre os 11

A novidade na escalação azul e ouro na Arena foi o dono da camisa 9. Assim como o lateral Bruno Ré, Warlei sequer foi relacionado. Michel Douglas, que estreou durante o segundo tempo do Bra-Pel, iniciou como titular no ataque. Os outros dez titulares foram os mesmos do clássico.

Do lado adversário, Gustavo Quinteros surpreendeu e escalou um time misto. Na defesa, só Jemerson permaneceu em relação ao Gre-Nal. Mais à frente, Cuéllar ganhou espaço. Braithwaite e Aravena ganharam as parcerias de Edenilson e Monsalve, com Cristaldo e Pavon no banco.

Lobo segue com seis pontos na tabela (Foto: Lucas Rhamon – ECP)

Lobo desanda antes do intervalo

O primeiro tempo andava bem para o Pelotas. O time se defendia no 4-4-2 em duas linhas. Logo de cara, Emerson recebeu na área e foi abafado por Volpi. No quarto minuto, Vidal finalizou para fora. Aos 17, Michel Douglas exigiu grande defesa do goleiro gremista, em lance já anulado por impedimento.

Na sequência, Cesinha puxou contra-ataque de dois contra um, mas errou o passe para Venício e o Lobo perdeu a chance. A partir daí, o Grêmio cresceu. Villasanti e Edenilson passaram a entrar mais no terço final do campo e a defesa áureo-cerúlea se segurou até os 38, quando tudo desandou.

Em escanteio curto, Monsalve driblou Emerson e rolou para Gustavo Martins, de letra na pequena área, abrir o placar. Aos 42, Edenilson cruzou na medida para cabeçada de Braithwaite. A bola tocou no travessão e quicou dentro do gol. Aos 45, em novo escanteio, o dinamarquês cabeceou no canto para anotar o terceiro. Cesinha quase descontou. O meia obrigou Volpi a fazer grande defesa no ângulo, em chute de canhota.

Derrota vira goleada

Com duas alterações, o Tricolor quase ampliou no primeiro minuto da etapa final. O caminho era sempre pelo lado esquerdo da defesa do Lobo, entre Yuri e Bryan. Villasanti parou em boa saída de Jorge. Foi também no início do segundo tempo que começou uma chuvarada em Porto Alegre.

Lanzini trocou Robson e Emerson por Jacone e Xandy. Mas não demorou para o quarto gol gremista sair. Pavon acertou chute no ângulo de Jorge aos 17, fazendo o Pelotas perder uma posição. Descontar, portanto, reduziria o dano. Xandy quase conseguiu aos 24, parando em boa intervenção do goleiro rival.

Logo depois de entrar, Léo Ferraz bateu para fora, de dentro da área. Na reta final, com mais espaços dos dois lados, Edenilson ainda acertou a trave em contragolpe. Aos 38, Pavon acertou um chutaço com a bola no ar após passe de Cristaldo e fez o quinto, deixando Jorge sem ação.

Gauchão
7ª rodada

Terça-feira
Grêmio 5 x 0 Pelotas

Quarta-feira
19h | Guarany x Caxias
Avenida x Juventude
21h30min | Brasil x Ypiranga
São José x Monsoon
22h | São Luiz x Internacional

Ficha técnica

Grêmio (5): Tiago Volpi; João Lucas, Gustavo Martins, Jemerson (Rodrigo Ely, 29’ 2T) e Pedro Gabriel (João Pedro, intervalo); Cuéllar, Villasanti, Edenilson, Monsalve (Cristaldo, 15’ 2T) e Aravena (Pavon, intervalo); Braithwaite (Arezo, 15’ 2T). Técnico: Gustavo Quinteros.

Pelotas (0): Jorge; Vidal, Victor Massaia, Yuri e Bryan Gabriel; Robson Lopes (Jacone, 9’ 2T), Mateus Silva (Guilherme Gusso, 36’ 2T), Venício (Luizinho, 20’ 2T), Cesinha e Emerson (Xandy, 9’ 2T); Michel Douglas (Léo Ferraz, 20’ 2T). Técnico: Ariel Lanzini.

Gols: Gustavo Martins, aos 38’, Braithwaite, aos 42’, 45’ 1T, e Pavon, aos 17’ e 38’ 2T.

Cartões amarelos: Monsalve, Villasanti, Cuéllar e Rodrigo Ely (G); Jorge (P).

Árbitro: Wagner Echevarria.

VAR: Rodrigo Brand da Silva.

Local: Arena do Grêmio.

Público oficial: 11.678.

Acompanhe
nossas
redes sociais