O Lar Assistencial Casa de Francisco, instituição que enfrenta dificuldades para acolher 35 moradores com diversas debilidades, promove uma Campanha de Natal. A maioria dos residentes é carente, vive afastada de suas famílias e raramente recebe visitas, tornando a ação ainda mais significativa.
A iniciativa convida a comunidade a fazer a diferença sendo o Papai Noel ou a Mamãe Noel de um dos moradores. Basta escolher o residente que deseja presentear e entregar seu presente na Sapataria Central, localizada na rua Lobo da Costa, n.º 1.389 (esquina com Deodoro), até o dia 10 de dezembro. Para muitos desses moradores, esta é a única oportunidade de receber um presente ao longo de todo o ano. A solidariedade é essencial para trazer um pouco mais de alegria e carinho a eles.
Quem quiser colaborar pode entrar em contato com a estudante de psicologia Amanda Aquino, responsável pela iniciativa. Contatos podem ser feitos por (53) 98408-8046 (WhatsApp) e @amanda_ortizbarros, no Instagram. Ela fala sobre a importância da ação para esses moradores.
Como surgiu a ideia da Campanha de Natal para os moradores do Lar Assistencial Casa de Francisco, e qual tem sido a resposta da comunidade ao longo dos anos?
Em uma visita ao Lar, próximo ao Natal, tivemos a ideia de fazer algo semelhante às cartinhas de Natal dos Correios, mas de uma forma mais simples. Foi uma ideia que partiu de um desejo de atender aos moradores de maneira prática e acessível. Para nossa surpresa, a comunidade rapidamente aderiu à campanha, demonstrando grande interesse e vontade de participar.
Quais são os principais desafios enfrentados pela instituição na organização desta campanha e no cuidado diário com os moradores?
A campanha de Natal não é organizada diretamente pela Instituição, mas sim por um grupo de amigos que têm o hábito de visitar a casa e se preocupam com o bem-estar dos moradores. O maior desafio enfrentado pelo grupo é conseguir atender a todos os pedidos, especialmente porque a demanda costuma ser alta e variada.
Há algum perfil específico de presentes ou itens que os moradores precisam?
Os pedidos dos moradores vão além dos tradicionais presentes de Natal. Eles frequentemente solicitam itens de necessidade básica, como produtos de higiene pessoal, e há uma demanda significativa por fraldas adulto, que são essenciais para o cuidado diário de muitos deles.
Além da Campanha de Natal, existem outras ações ao longo do ano para engajar a comunidade e trazer mais apoio aos moradores do lar?
Além da campanha de Natal, realizamos outras iniciativas ao longo do ano, organizando campanhas pontuais para atender às necessidades do Lar. Esses esforços incluem arrecadações para a compra de materiais de construção, quando há necessidade de reformas, ou de itens essenciais, como leite, que é indispensável para a alimentação dos moradores.