A Rádio Pelotense passa a contar, a partir do dia 2 de março, com um novo espaço dedicado ao principal motor da economia da Zona Sul: o agronegócio. O programa Agro 360 será apresentado pelo jornalista Leandro Freitas e irá ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 5h, sendo a atração que abre a programação diária da emissora.
Com longa trajetória no rádio e atuação voltada à cobertura do setor primário, Freitas retorna à Pelotense com a proposta de oferecer informação qualificada, entrevistas e debates que contemplem desde o pequeno produtor até grandes empreendimentos do campo.
“Eu sempre parti de uma premissa: se você se acorda para me ouvir, eu acordo para fazer”, afirma o comunicador. Acostumado ao horário madrugador, ele destaca que sempre trabalhou ao vivo. “Eu nunca fiz gravado. Acho que isso é ter consideração com o nosso ouvinte.”
Um programa para todos os perfis do agro
Segundo Leandro, o foco será dar voz a quem produz e movimenta a economia regional. “O programa são as pessoas que entrevistamos. Não faço programa sozinho. A ideia é trazer pesquisadores, produtores, professores de agronomia, veterinária, zootecnia, administração, pessoas ligadas ao agro”, explica.
O jornalista reforça que o conteúdo será plural e democrático, voltado a produtores de todos os tamanhos e setores. “Não importa o tamanho, importa o que tu produzes. Temos produtores com seis hectares alcançando produtividade bárbara no leite, e temos grandes extensões que empregam muita gente e também produzem muito. O importante é quem produz”, comenta.
Agro como base da economia regional
Leandro também destaca o peso do agronegócio para a economia da região. “O alicerce econômico da nossa região ainda é o agro. Ou é o porto, que também se alimenta do agro.” Ao citar o Porto de Rio Grande, ele lembra que a maior parte das cargas movimentadas está ligada à produção agropecuária.
O coordenador da Rádio Pelotense, Fabiano Conte, destaca o papel da tecnologia no campo, citando a atuação da Embrapa no desenvolvimento de pesquisas e inovações que impulsionam o crescimento do agro regional. “Estar conectado com essa editoria é fundamental porque vamos conversar com aquilo que ajuda a mover a economia da região sul”, afirma.
Projeto multiplataforma
O Agro 360 nasce como um projeto multiplataforma, com desdobramentos no jornal impresso e no ambiente digital. Além do programa diário na rádio, haverá reportagens no jornal A Hora do Sul, espaço exclusivo no portal do grupo e produção de vídeos para as redes sociais, ampliando o alcance das pautas do campo.
Com quadros interativos, informações úteis para o dia a dia no campo, painéis e debates, o Agro 360 pretende ser um canal permanente do setor na Zona Sul, conectando em um único espaço produtores, empresas e especialistas ao cenário estadual e nacional.
Estreia marcada para as 5h
A estreia está marcada para as 5h da manhã do dia 2 de março, uma segunda-feira. “Eu não preciso de relógio. Quatro horas já estou acordado”, brinca o apresentador. Para Leandro, o novo desafio não representa apenas um retorno ao microfone, e sim a continuidade de uma trajetória construída junto ao agronegócio e aos ouvintes da região.
