Presença de motorhomes cresce na praia do Laranjal

viajantes

Presença de motorhomes cresce na praia do Laranjal

Prefeitura identifica aumento do turismo sobre rodas e estuda ações para alta temporada

Por

Presença de motorhomes cresce na praia do Laranjal
Um grupo de Jaguarão escolheu o Laranjal como primeira parada para estrear o motorhome recém comprado (Foto: Jô Folha)

A presença de motorhomes tem se intensificado na orla da praia do Laranjal neste início de verão, refletindo uma tendência crescente de turismo sobre rodas no região Sul. O movimento, observado nos primeiros dias de janeiro, tem atraído viajantes que buscam proximidade com a água, contato com a natureza e a possibilidade de permanecer mais tempo nos destinos.

De acordo com o secretário de Turismo, Danilo Rodrigues, a pasta já identificou o aumento no número de motorhomes no Laranjal, embora ainda não exista um levantamento oficial. Observações realizadas pela equipe no último domingo indicaram a presença de cerca de oito veículos em um dos mapeamentos recentes. “É um cenário dinâmico, porque eles chegam, saem e se reorganizam ao longo do dia”, explica.

Com reclamações recentes de moradores locais, o tema dos motorhomes vem sendo tratado em conjunto com a Secretaria de Urbanismo. Segundo Rodrigues, a proposta é conciliar o crescimento deste tipo de turismo com o uso ordenado do espaço público e a qualidade de vida dos residentes. “Pelotas está sendo escolhida por esse público, mas precisamos garantir que isso aconteça de forma organizada e sem prejuízos para a comunidade”, afirma.

Com o crescimento desses visitantes, o planejamento turístico para motorhomes já estava no radar de planejamento do município. Segundo o secretário, há projetos que preveem áreas específicas e estruturadas, como campings, para receber esses turistas. A ideia é oferecer, no futuro, espaços adequados com infraestrutura mínima, como pontos de energia e áreas reservadas, além de sinalizações e orientações.

Enquanto soluções definitivas são estudadas, a Prefeitura avalia medidas paliativas ainda para esta temporada de verão. “Estamos fazendo um mapeamento mais aprofundado para entender os períodos de maior procura e pensar em uma política pública efetiva”, ressalta Rodrigues.

Casa sobre rodas

No domingo, pelo menos oito veículos desse tipo estavam no Laranjal (Foto: Jô Folha)

Entre os viajantes que passaram pelo Laranjal nesta temporada está um grupo de sete amigos, de Jaguarão, que escolheu a praia pelotense como a primeira parada da viagem com o motorhome recém-adquirido. Um dos integrantes é Eduardo Corrêa, ex-motorista de ônibus e caminhão. “A estrada é uma paixão. Parei com ônibus e caminhão, mas aí surgiu a oportunidade do motorhome de um amigo… e agora estamos nessa experiência”, conta.

Eduardo viaja com a esposa e outros amigos, entre eles André de Armas, proprietário do motorhome, e sua irmã, Verônica. “É uma mistura de família, amigos e trabalho — e tem até o cachorrinho e um bebê junto”, brinca Corrêa. A estrutura do veículo foi adaptada a partir de um ônibus e conta com dormitório, cozinha, caixa d’água e placas solares.

O grupo percorre o litoral gaúcho pela primeira vez em um motorhome e pretende seguir viagem nos próximos dias. “O plano é passar pelo Cassino também. Inicialmente, a ideia era começar por lá, mas resolvemos fazer esse trajeto primeiro e depois voltar”, relata.
Sobre as primeiras experiências a bordo do motorhome em Pelotas, Corrêa avalia de forma positiva. “A gente já conhecia a cidade, mas estar aqui de motorhome é diferente. É um lugar bonito, tranquilo, bem próximo da água. Para quem gosta de estrada e de estar perto da natureza, é um ótimo ponto de parada”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais