O Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira (6) que a direção aprovou o ingresso do clube em processo de recuperação judicial (RJ). Trata-se de uma “pré-condição” para a formalização de uma proposta de investidores interessados na compra de 90% das ações de uma eventual Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Xavante.
A solicitação foi realizada na 4ª Vara Cível do Juizado Regional Empresarial, do Foro de Pelotas. O magistrado responsável é o juiz Alexandre Moreno Lahude.
De acordo com a nota oficial, a reunião que determinou a aprovação da RJ ocorreu na última segunda-feira. “A decisão, tomada de forma responsável e estratégica, tem como objetivo preservar a história do clube, assegurar a continuidade de suas atividades e criar condições para uma reestruturação financeira viável e sustentável”, diz o início do texto.
A aprovação da recuperação judicial por parte do juiz deve ocorrer a qualquer momento. O economista e sócio fundador da Pluri Sports, empresa parceira do Brasil no trabalho de viabilização de transformação em SAF, Fernando Ferreira, falou à Rádio Pelotense 99,5 FM no Resenha Esportiva desta quarta. Assista.
Entenda nesta matéria o funcionamento do processo de RJ em clubes de futebol.
Confira a íntegra da nota publicada pelo Brasil.
“A Direção Executiva do Grêmio Esportivo Brasil aprovou, em reunião realizada na segunda-feira (4), o ingresso do clube em processo de recuperação judicial.
A decisão, tomada de forma responsável e estratégica, tem como objetivo preservar a história do clube, assegurar a continuidade de suas atividades e criar condições para uma reestruturação financeira viável e sustentável.
Essa medida integra um amplo plano de reorganização financeira iniciado em 2024, em resposta às dificuldades acumuladas ao longo dos últimos anos.
A recuperação judicial marca um novo capítulo na reconstrução do Xavante, que segue firme em seu compromisso com a comunidade, com seus credores e com o futuro do futebol rubro-negro. Mais do que um instrumento legal, representa uma oportunidade concreta para reorganizar o clube sobre bases sólidas, respeitando sua tradição e projetando um futuro mais equilibrado e promissor.
O Grêmio Esportivo Brasil reafirma seu compromisso com a transparência e manterá torcedores, parceiros e colaboradores informados sobre cada etapa deste processo, somente por canais oficiais do clube”.