Hora de ir por mais
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira17 de Março de 2025

Editorial

Hora de ir por mais

Hora de ir por mais
Retomada do Polo Naval em Rio Grande. (Foto: Jô Folha)

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Rio Grande ontem não trouxe nenhuma grande novidade. Houve a expectativa por um ou outro anúncio, inclusive nos bastidores do próprio Partido dos Trabalhadores havia especulações. Ainda assim, é motivo de comemoração. Há um movimento pela retomada do Polo Naval e isso é muito importante. Deve-se começar por algum lugar e nada melhor que um investimento bilionário com geração de milhares de empregos para colocar a roda econômica do Porto a girar.

Agora, no entanto, é hora de buscar mais: a região deve estar atenta a todo contrato, toda possibilidade de negócio, toda oportunidade. Já há um indicativo de que o próprio estaleiro Rio Grande, da Ecovix, vai participar de outro certame para construir navios gaseiros da Petrobras. Com eles, mais e mais empregos vão vir, em uma frente cíclica: gera-se demanda no estaleiro, nas oficinas do entorno e, consequentemente, no restante da economia rio-grandina. Aos poucos, essa onda positiva vai contaminar o resto da região. Por isso é preciso manter a chama viva e acelerar.

Lula foi embora com um recado importante em mãos: leva consigo a carta das lideranças locais, entregue por Fernando Marroni (PT), com outras seis urgências da Zona Sul do Estado para seu desenvolvimento. Certamente ouviu da boca dos nossos políticos relatos sobre a necessidade desses pontos. Cabe agora esperar que nada disso seja esquecido e que haja movimentos favoráveis para que um a um eles sejam alcançados. Afinal, praticamente todos eles são essenciais para o funcionamento do próprio Polo Naval, tão alegremente retomado ontem.

A visita encerra com um saldo positivo, mas com ainda mais expectativas para o futuro. Rio Grande e a Zona Sul estão sedentos por oportunidades e o governo federal tem por obrigação seguir saciando essa esperança através da geração de oportunidades. Vamos devolver todas as chances que tivermos com a mesma resposta: gerando emprego, renda, melhorando a vida dos nossos cidadãos e impactando todo o país com a qualidade do nosso Polo Naval.

Acompanhe
nossas
redes sociais